18.8.11

nicholas angelich • les années de pélerinage • liszt

faz tempo que não menciono os concursos e festivais de música que andam acontecendo por aí.

de 22 de julho a 21 de agosto acontece pela 31ª vez o festival internacional de piano "la roque d'anterón", no interior da frança.  trata-se de um evento muitíssimo famoso no mundo erudito que reúne os mais importantes nomes do piano.

zimermman, martha, nelson, e outros ( inclusive alguns pianistas que são desclassificados na fase final do concurso chopin) são alguns dos pianistas que participam desse festival, que ainda está acontecendo.

esse é o site, e é bem bacana porque eles colocam todos os dias os vídeos dos concertos da noite anterior. são todos em HD e eu gostei muito do jeito como os recitais estão sendo registrados/ filmados, isto é, com muita sensibilidade, até levando em conta o clima da música....

hoje assiti o vídeo do nicholas angelich tocando liszt.
dia 7 de abril desse ano assisti esse pianista ao vivo pela primeira vez na sala são paulo.
ele tocou o 4º concerto pra piano e orquestra de beethoven (o meu favorito!).
gostei, mas não amei.
pra mim, o toque dele é mais propício pra brahms e afins...e não beethoven.

aqui, ele tocou a versão integral de "les anées de pélerinage". obra bastante longa e linda escrita por liszt (só pra lembrar, no ano de 2011 comemora-se 200 anos do nascimento de liszt, e por essa razão sua obra está sendo vastamente tocada por aí afora...) que contém várias pequenas peças. é como se fosse uma coleção de enciclopédias, com vários livros que pertencem a um compêndio só.

nelson freire gravou a 2ª peça dessa obra, entitulada "au lac de wallenstadt", justamente, porque é uma obra lírica por natureza. e ele, sendo O lirismo em pessoa, fez com que essa peça se tornasse sua, e quase "in-re-interpretável.."(acabei de inventar essa palavra, eu acho...rs!). eu mencionei essa gravação aqui.

nicholas toca essa peça no vídeo (pra assistila diretamente, vá até o minuto 9:00).

tem muito lirismo sim. mais do que muita gente bem mais famosa do que ele.
mas me parece que ele não estudou a peça a ponto de tornar-se interna, sua. olha muito para a partitura, e me soou um pouco mais devagar do que deveria. 
também achei quadradinho rítmicamente. não soou livre, mas surpreendentemente, soou leve...

apesar desses detalhes, ele toca bem bonito.
bonito a ponto de valer à pena assistir.

pra quem tiver paciência de ver o vídeo todo (que é BEM longo), é interessante observar sua interpretação mista: nem tão espalhafatosa, nem tão contida.

ah! lembrando que é verão na frança, e devia estar calor.
o suor escorrendo me incomodou um pouco, mas o takes são lindos e a música, mais ainda.

e é isso que importa :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário