13.10.10

concurso chopin 2010

muitos que me seguem no twitter devem ter percebido que estou avidamente acompanhando o concurso internacional chopin, que está acontecendo na polônia. começou no dia 30 de setembro, e só termina dia 23 de outubro.

considerado um dos concursos mais difíceis do mundo, essa é a décima sexta vez que ele acontece nesse período.
a pianista martha argerich decolou como pianista quando ganhou o 1º lugar dessa disputada competição aos 24 anos.

os critérios para participar são vários: os concorrentes precisam ter no currículo o 1º lugar em três outros concursos de piano, cartas de recomendação, etc, etc.

o júri tem tradição. nos anos idos do século xx, nomes como arthur rubinstein, a brasileira magda tagliaferro, o compositor kabalevsky e outros célebres músicos formaram a banca avaliadora.

no ano de dois mil e dez, os amiguinhos martha argerich e nelson freire fazem parte da banca. outro pianista que vale a pena mencionar é o phillipe entremont (tenho um cd dele tocando debussy)....


de qualquer forma, eu comecei a acompanhar ontem as competições. cada pianista tem 50 min pra tocar seu repertório. todo mundo muito novinho.
dos que assisti, o russo lukas geniusas de apenas 20 anos é o melhor!
muita maturidade musical, muito sentimento! tocar chopin é um grande desafio porque além das infinitas notas, é preciso ter um certo lirismo, saber tocar na "zona cinza" ...... e o Lukas tem isso!!!

bom, aqui está um vídeo que não me deixa mentir.
esse mesmo pianista tocando um o TERCEIRO CONCERTO DE RACHMANINOV! (bem ousadinho. acho que aqui, ele tinha uns 18 ou 19 anos)....

fantástico.
e eu vou continuar acompanhando, mas já estou torcendo por ele ;)



2 comentários:

  1. O Concurso Chopin não existe há 200 anos. Na verdade, este ano é o bi-centenário do nascimento do compositor, que nasceu em 1810. O concurso tem uma fantástica trajetória desde 1927 e acontece praticamente de 5 em 5 anos. Parabéns pelo Blog!!! E, continue amanado a música "Clássica"!!! Abraço,
    Abnader.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz por encontrar pessoas que adoram a musica deste notável polones. Ando meio perdido sobre o resultado do concurso Chopin 2010: quem foi o vencedor? O russo? Continuem enviando noticias.
    Abração
    Paulo

    ResponderExcluir