31.8.11

tchaikovsky e carnegie hall



férias de julho de 2007, em rockville, maryland (US), encontrei um tesouro: um galpão escuro, velho e enorme.
um dos maiores sebos que já vi.

fui direto à sessão de música, e no calor da adrenalina e ainda com aqueles preços lindos, acho que adquiri uns 15 livros.
volumes antigos, novos,  raros, edições atuais....encontrei de tudo.

comecei ali minha "mini-biblioteca".

ao voltar para o brasil, tive algum problema com o peso das malas, mas isso foi apenas um pormenor.

o ano de 2007 foi o meu primeiro como estudante universitária de música, e escolhi a biografia de tchaikovsky como estréia de leituras dessa compra ultrajante. acho que nela eu paguei 2 dólares...
devorei o livro, que nem era tão grande. fiz muitas anotações, comentários... tornou-se quase um diário.

foi lendo essa biografia (que eu nem lembro o nome, teria que consultar para indicar!) que descobri a relação íntima de tchaikovsky com o carnegie hall de ny, famosa e consagrada sala de concertos.

essa intimidade se deu devido ao fato de tchaikovsky ter sido o maestro convidado para reger o concerto que aconteceria pela primeira vez no recém contruído carnegie hall, por ocasião de sua estréia. foi essa, também, a primeira vez que o compositor veio a nyc.




hoje, visitando esse blog, encontrei um vídeo interessantíssimo com o depoimento de gino francesconi, diretor e arquivista do museu de arquivos do carnegie hall.
em outubro de 2011, celebra-se tchaikovsky e sua relação com essa sala de concertos, e portanto, francesconi conta como entrou em contato com os documentos e os pertences do compositor relativos à essa viagem.

lembrei da minha leitura há quatro anos e resolvi compartilhar.

escrever, guardar....
isso tem seu valor!

:)

ps: o vídeo é em inglês mas vale à pena.

Um comentário: