23.9.10

poucos sabem


sei que estou fazendo muitos posts falando da minha rotina de professora, mas acho que tem muita gente por aí que se reconhece nesses posts mesmo que não ensine música. e tem outra: eu estou mergulhada no trabalho. os posts são um reflexo dessa rotina.

hoje comecei oficialmente a ensaiar as classes de 1º a 6º ano para o programa de natal.
é um musical (peça teatral+música).
tem tanta coisa. tem cenário, tem instrumentos, instrumentistas, roteiro, direção de palco. mas tudo isso é coisas simples. o difícil é fazer 300 crianças que não são acostumadas a cantar ficarem comportadas e concentradas por 40 min.
todas as aulas são uma ginástica.
é preciso ser convincente. e ao contar o que o musical pode ser, os olhos delas brilham.
bom, é um bom começo.
mas, encarar aqueles meninos que acabaram de voltar da educação física, ainda cheios de energia pra gastar, senta-los na cadeira, te-los concentrados e ouvindo atentamente...eis o desafio.
hoje funcionou. aprenderam mesmo.
mas parece que saio de uma maratona ao final de cada aula.
exaurida.
e ainda faltam 2 meses.
fiquei reflexiva: tanta gente assiste crianças cantando, mas ninguém pensa no trabalho que dá coloca-las uma do lado da outra, quietas, atentas e melhor: cantando as notas certas.
e digo: é emocionante quando finalmente resolvem cantar!

que o Senhor me recompense ;)

5 comentários:

  1. Como é difícil mesmo!
    Pior é quando decidem não aprender nada, ficam emburrados.
    Haja paciência!
    Mas nós, professoras de crianças, damos o nosso jeitinho.
    Graças a deus funciona!
    Linda, Deus te recompense e te ajude nesse trabalho e em outras.
    Bjim

    ResponderExcluir
  2. As crianças são maravilhosas, mesmo s/ cantar.. de fato é uma tremenda maratona ensaia-las.. UAU!!! Que energia incrível elas tem!!!
    É recompensador ver aqueles rostinhos felizes depois de decorar cada trechinho e ainda sacolejando o corpinho de um lado p/ o outro no ritmo da música... que fofo!!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. ahahah...eu bem sei como é isso! Haja paciência hein!! essas criançasss...

    ResponderExcluir
  4. como vcê disse, tem gente que se identifica com seus posts, e eu sou uma dessas, não só com as situações que você vive e relata em postagens mas tbm com a forma que você se expressa, que é muito parecida com a minha, eu amo seus escritos porque vejo que temos muita coisa em comum, que é a música, a admiração por nelson freire, religião, o gosto pela leitura e outras artes e agora, com meus 14 anos, eu pretendo dar aula de música e viver dessa área que eu gosto tanto, e como muitos eu tinha medo de que isso não fosse suficiente pra me manter, mas vejo em você Laura uma fonte de inspiração, e posso dizer que eu me espelho em você porque você é um ótimo modelo de caráter !
    que você possa sempre ser essa pessoa *--*

    meu blog é: melissapinheiroalmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Me identifico com você nesta profissão, sei o quanto é difícil o trabalho com crianças, mas sei o quanto é gratificante quando tudo acaba e ouvimos elogios e sorrisos de alegrias dos pais destes anjinhos. Felicidades a vc e sucesso em sua profissão.

    ResponderExcluir