2.11.12

a inglaterra e a música do século xvi

esse é um post longo.
preguiça de ler?
pule pro próximo...rs :) 
é só uma sugestão...

a história do rei henrique viii da inglaterra me fascina.
desde o 2º ano do ensino médio, quando meu professor de história entrou na sala chamando a catarina de aragão de catarina "dragão", eu sempre me interessei pela dinastia tudor!
henrique viii foi sim um homem meio sem juízo e muitíssimo vaidoso.
sua corte era uma das mais opulentas da europa e esse rei ficou famoso por, em função de uma paixão, romper com a igreja católica, fundar a igreja anglicana e transformar o país, antes católico, num país protestante. assim, ele era não somente rei, mas "papa"de sua nova religião. 
essa descrição resume a palavra "absolutismo", que é o termo que usamos em história para definir um rei que tem poder total político e religioso sobre seu reino.

casou-se 6 VEZES!!
vou dar uma resumida nessa história que mais parece novela:

henrique viii, novinho, assume o trono quando seu irmão mais velho morre. o irmão mais velho era casado com a espanhola e ULTRA católica catarina de aragão, no intuito de fazer aliança política com a espanha, que no século xv e xvi (15 e 16...rs) estava com tudo, descobrindo as américas, e blá blá blá...
cataria de aragão, viúva, casa-se com henrique viii, apesar de ele ser bem mais jovem, alegando que o casamento com seu irmão nunca se consumou (a desculpa do meu professor de história era o fato de ela ser velha e "dragão"...rs).
os dois ficam casados por vários anos e têm uma filha chamada maria tudor.
lembrando que nessa época, a inglaterra era um país católico.
mas, o rei é só tristeza. ele quer um menino, um herdeiro (e também uma rainha mais jovem...rs).
conhece a jovem e ambiciosa ana bolena e se apaixona perdidamente.
muito cheio de vontades, resolve se divorciar.
epa!
mas divórcio não existe nessa época, a menos que o papa autorize.
e claro, o papa não permite esse divórcio.
henrique viii, não satisfeito, rompe com o papa, manda a rainha e a filha pra fora do palácio, casa-se com ana bolena (que é protestante), e funda a igreja anglicana, cujo chefe religioso é ele mesmo! sendo assim, ele pode se casar e descasar quantas vezes quiser, sem maiores problemas... bem como mudar as leis religiosas, etc...
tudo lindo, maravilhoso no amor, mas o país vira um caos, porque os católicos começam a ser mortos, os protestantes destroem as antigas igrejas católicas e relíquias religiosas... um horror! fora isso, uns três anos depois de ter feito essa zona no seu reinado, o rei começa a enjoar da ana bolena...
maaaaasss, um milagre acontece: ela engravida! e o rei explode de felicidade, até...
nascer uma meninA: elizabeth... que decepção. ana bolena ainda engravida mais uma vez, mas perde o bebê.
o casamento está de mal a pior e então, rola uma fofoca de que ela anda traindo o rei... e ele acredita, assim, cegamente.
pronto! manda cortar a cabeça da ana bolena sem dó nem piedade.
ONZE dias depois casa-se com jane seymour! doce e boazinha. 
ela o reconcilia com sua filha maria tudor, e aceita elizabeth! cria as duas.
o rei ama muito essa rainha, que pouco tempo depois, engravida, dá a luz a um MENINO (realizando o sonho do rei), e morre no parto!
henrique viii fica com edward, seu filho, mas sem esposa.
é então que ouve falar de ana de cleves (alemã).
ela é protestante, e o rei nunca chegou a vê-la ao vivo antes de casar-se com ela. manda um pintor do seu palácio pintá-la... mas quando se conhecem face a face (no dia de seu casamento), ele não gosta dela. ficam pouco tempo casados, e ele anula seu próprio casamento (agora não tem papa na jogada), alegando que o mesmo não foi consumado.
aí, o henrique viii a-pe-lou!
conhece uma menina de 17 anos (nessa época ele tinha quarenta e muitos....quase 50!) chamada catarina howard. muito ingênua, ela fica pouco tempo casada com o rei, que a mima muito.
trai o pobre homem; logo, perde a cabeça loura na guilhotina!
mas o rei (que não é brasileiro) não desiste nunca.
sai de uma menina de 17 anos e casa-se com uma viúva chamada catarina parr (catarina pela terceira vez!!!)
sábia, protestante, e correta.
essa consegue viver até a morte do rei.

excêntrico, não?
vaidoso e cheio de ego...
eu não diria que ele era ruim, mas era egoísta.
morreu aos 55 anos (1547).
teve como sucessor direto seu filho edward que ainda era criança. reinou por pouco tempo, morrendo ainda adolescente.
maria tudor, muito católica, foi a próxima na linha de sucessão e quis instituir o catolicismo a todo custo novamente (tinha muita revolta no coração pelas maldades que seu pai fez a sua mãe, renegando seu casamento e sua fé!). por isso, ela matou muita, muita, muita, muita, muita, muita gente (claro! o país agora era protestante...) em nome da fé. foi tanta gente morta que essa rainha ficou conhecida como "bloody mary"...
reinou por curtos 5 anos, e morreu.
a única que sobrou foi a super jovem ana bolena, que muitos consideravam ser a filha bastarda do rei, fruto de um casamento turbulento e não reconhecido pelo papa.
pois essa elizabeth (hoje conhecida como elizabeth I) nunca se casou (sábia mulher, aprendeu com os erros do pai) e reinou a inglaterra por 44 anos, transformando o país na maior potência política e econômica da época!
ah! ela era protestante, e desfez tudo o que sua meia-irmã fez.
fez da inglaterra um país protestante novamente....
tanta briga religiosa para a satisfação do ego!!
parece mentira tanta bagunça numa família só.
pobre rei... tão poderoso e infeliz.

mas uma outra coisa que ele era é músico.
isso eu descobri há pouco tempo.
tocava alaúde e escrevia música.
adorava música boa na corte e ainda jovem, contratou o mais jovem ainda thomas tallis, que tornou-se o músico oficial da corte inglesa. com todas essas bagunças, mortes, mudanças de religião, ele conseguiu sobreviver ao rei henrique oitavo, ao rei edward, à rainha mary tudor e trabalhou na corte até o reinado de elizabeth, deixando muita coisa boa escrita pra gente ouvir até hj! as mudanças religiosas também afetam muito sua obra, que sofre várias mudanças e é majoritariamente eclesiástica.

estudei sobre ele na faculdade e quando estava assistindo um seriado que conta em detalhes essa história toda que narrei e ouvi sua música, fiquei com vontade de compartilhar aqui.

lembrando: século xvi, renascença... 
há tanta beleza... é preciso ouvir com os ouvidos da curiosidade, do aprendizado, e ter em mente que a música que existe hoje não seria possível se não existisse essa, e tantas outras ao longo da história da música. por isso é importante ouvir, aprender, e então, compreender.

pra ouvir mais coisas, é só digitar "thomas tallis" no youtube :)


8 comentários:

  1. Laurinha, so vc pra fazer eu ler tudo isso. Nao gosto muito de ler, e isso e pessimo. Tenho perdido oportunidades, porque meu vocabulario e pobre. aff... Laura. vc nem imagina os milagres que tens feito qdo leio seu blog, minha vidinha sem graca, ta se enchendo de vida e sonhos, rsrs. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bacana querida!!! fico muito feliz em saber que o blog te inspira!!! esse é o propósito mesmo :)
      que Deus te use e abençõe sempre!!
      bjos!!

      Excluir
  2. Fantástico! Não apenas pela história, mas pelo modo como você conta. Quando escrevemos sobre algo que gostamos a leitura sai assim, fluída, inspiradora. Parabéns!
    Fiquei com uma dúvida aqui... Qual é a sua formação superior? É em música mesmo?

    Estou simplesmente apaixonado pelas suas músicas.. principalmente pela "Ouço o som". Costumo dizer que é a "Getsêmani" rsrs... Acho sua voz fantástica! Eu precisava vir aqui e dizer isso.. Ultimamente Deus tem falado muito ao meu coração através do seu trabalho..
    Ao ler seus textos tive vontade de te mostrar os meus também rsrs.. Quando tiver tempo, dá uma olhada: http://oilusorio.blogspot.com No menu à esquerda você pode escolher entre poemas e contos. Uma crítica sua seria muito bem vinda! ;)
    Fique na Paz de Cristo! E continue a nos inspirar com seus escritos! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi alcy!!
      que bom que está curtindo o blog!!
      vou dar um pulo no seu também....

      a beleza disso tudo é compartilhar!

      Deus abençoe vc!

      Excluir
  3. Laura, também gosto muito da história dessa dinastia. Já viu a série The Tudors? Muito boa e retrata bem a vida do Rei Henrique VIII.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim!! assiti a série inteirinha :) muito pesada, mas realmente mto detalhada.

      :)

      Excluir
  4. Laura lindo seu Blog, eu sou cantor tbm, mais não tenho CD produxidos, queria que vc orace por mim para que Deus abara as portas para eu passa, pois eu creio e já coloquei o meu péna água e já acradito que vou chegar ao outro lado em terras secas. dando glórias a Deus. vc me inspira, suas canções são lindas #AntesVocêPrecisaCrer, #EleVirá entre outras te amo. :)

    ResponderExcluir
  5. Já seguia a sua fan page no face, mas não seguia aqui no blog. Adorei ler algumas postagens (e não terminei ainda...kkk). Já assisto a série (The Tudors) e adorei conhecer as composições musicais de Henrique VIII, algo que desde então não conhecia. Então, obrigada pelo post! 8)

    Ops: Adoro ouvir suas músicas, são muito edificantes e lindas!

    ResponderExcluir