24.1.12

arte das terças - claude monet

falei agora no inverno, e lembrei da minha tentativa fracassada de me comprometer a fazer uma "série" semanal sobre pintura  - arte das terças - aqui no blog.

pudera: tomei essa iniciativa quando o ano caminhava seus derradeiros passos, e eu, de alguma forma, corria à pernadas velozes, tentando "concluir" minha vida no brasil antes que 2011 me ultrapassasse...

o primeiro e único post dessa série foi esse, sobre edgard degas, que fiz em agosto, no calor da recém-visita à paris e seus incríveis.

hoje, posto novamente sobre um francês e impressionista: claude monet.
eu poderia fazer milhares de posts sobre esse artista, por categorias, etc... sua obra é imensa.
tenho que admitir, que apesar de clichê, tenho um relacionamento especial com suas obras porque tive a oportunidade de visitar a casa do pintor em giverny, fr, e logo em seguida, visitei o museu d'orsay, o "templo"do impressionismo, em paris (fotos aqui!).
um dia para jamais ser apagado da memória...

sou fã do impressionismo, mas essa não foi a razão pela qual escolhi monet para hoje.

fazia tempo que eu não vivia um inverno como estou vivendo esse.
monet foi um artista que repetidamente pintou essa estação.

parece que ele, como eu, entendia que existem alguns sentimentos que só é possível experimentar na quietude e brancura do "hiver", como ele diria ( e "yver, vous n'êtes qu'un villain" como diria debussy, o músico impressionista).

portanto, eis aqui os invernos de monet :)


me demorei alguns minutos olhando esse ao vivo...a luz é inacreditável! um dos meus favoritos dessa estação...









para saber mais:

esse é o site do musée d'orsay;
esse é um site sobre vários artistas, com muita informação sobre monet.

dessa vez, eu espero continuar fiel à essa série "arte das terças"... :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário