14.6.10

desejo.





música e literatura são duas coisas que em mim, sempre foram separadas por uma linha tênue e frágil. por isso, a mistura de ambas resultou na minha atividade profissional.

alfred brendel é um pianista que ouço bastante, especialmente tocando obras de schubert, mozart e haydn. sempre gostei dele, mas nunca tinha lido nada muito profundo a seu respeito.
hoje resolvi pesquisar e só tive surpresas felizes.
descobri que sua instrução formal de piano aconteceu dos 6 aos 17 anos. daí pra frente, ele nunca mais teve professor. descobri que ele é amante das artes plásticas, pois tem um acervo de quadros assinados por gente como pablo picasso, leonardo da vinci, henry de toulouse-lautrec e outros e o melhor de tudo: é escritor (e isso eu não sabia).

comecei a procurar suas obras escritas, e encontrei esse livro. imediatamente ao pousar meu olhar sobre ele, desejei possui-lo. e essa vontade só aumentou ao ler o prefácio, que resumiu basicamente todos as sensações que a literatura e a música me causam.

extraí uma pequena porção de um longo e belo prefácio (adoro prefácios), e este certamente vale a pena ser lido:

"Next to my involvement with music, I have always been attracted by words. To use them with a modicum of elegance even when dealing with a subject which, supposedly, starts where words end, has remained a challenge. Quite frequently, my essays arose from questions for which the literature available to me did not provide satisfying answers (...)"

agora, collected essays PRECISA fazer parte da minha biblioteca.
vou cuidar disso já.

3 comentários:

  1. Ai... esse Alfredo! Tive que ler esse prefácio 7 vezes! E ainda precisei de traducao (e nao foi pro ingles...) :p

    ResponderExcluir
  2. preciso dessa paixao....

    ResponderExcluir
  3. Ola Laura Morena,

    Eu preciso saber urgentemente se a sua mãe é a compositora original da música: Deus do Impossível.

    Me mande a resposta por esse e-mail: iasdveneza@gmail.com


    Espero Sua Resposta..

    ResponderExcluir