3.6.10

n.33

o outono nem terminou e são paulo vive circundada pelos ventos gelados que vem do sul. o entardecer de hoje foi bonito, cinza e frio.
nem sei exatamente como fazer esse relato, porque faz tanto tempo que tenho vontade de fazê-lo, que agora que é chegada a oportunidade, me sinto tentada a achar que não vou conseguir colocar em palavras tudo o que gostaria. é tudo tão importante que torna essa tarefa mais difícil.
mas vou tentar.

acordei cedo mesmo sendo feriado. acordei por acordar. acordei assim porque hoje, pela primeira vez na minha vida, abri os olhos tendo a certeza de que meu próximo sono aconteceria na minha própria casa.
levantei rápido, e fui a pé para o apartamento novo. abri a porta, acendi as luzes e sorri um sorriso tão grande, tão feliz. andei pelos cômodos vazios e já enxergava os móveis, as pessoas, a família, as risadas, os filmes, a música. fiquei algum tempo nesse estado de contemplação, muito quieta, mas não em silêncio. na minha cabeça acontecia tanta coisa que nem percebi o tempo passar. absolutamente absorta nesses devaneios, o toque do interfone me trouxe de volta ao apartamento.
a mudança chegou no começo da tarde.
a medida que as caixas eram trazidas, minha alegria só aumentava.
a primeira caixa que foi deixada dentro de casa continha uma etiqueta com a seguinte palavra inscrita em letras garrafais:"LIVROS". daí eu lembrei dos tantos anos que esses livros ficaram em caixas, ou apertados em três prateleiras pequenas. o acesso a eles era difícil. a disputa pelo espaço era enorme, e eu, com o coração quebrantado, sempre tinha que priorizar alguns livros. os escolhidos ganhavam as 3 prateleiras. os tantos outros, de volta pras caixas. mas não gostava disso. odiava, na verdade. livro não se prioriza. é como filho! é preciso ter todos a vista, a disposição, prontos para serem consultados, porque a curiosidade e a arte não têm hora. vida de internato tem alegrias, mas tem esses dissabores...
pois ali estavam, todos eles, me olhando. e eu pronta pra me redimir e oferecê-los prateleiras infindas, organizá-los por assunto, por autor, por tamanho e vê-los todos juntos; sentir aquela sensação deliciosa de indecisão na hora da leitura, pois todos eles estariam ali, ao meu dispor, ao mesmo tempo.
a segunda caixa tinha a seguinte etiqueta: "PARTITURAS". daí o sorriso foi menos aparente, mais emocionado. Sabe quando a gente sorri com o olhar, com ternura? pois foi esse o meu riso. pensei em todas as vezes que tive vontade de tocar uma peça, e lembrei que os livros de partituras estavam encaixotados. lembrei da vontade de poder ter acesso não somente `as notas, mas `aquela edição em especial, com os comentários e sugestões interpretativas do editor... lembrei do dia em que ganhei esses livros de partituras, com o seguinte bilhete: "comprei essas partituras quando tinha a sua idade. essa é a melhor edição que existe. eu já fiz bom uso....agora é a sua vez. um beijo, do papai".

e cada caixa que chegava era um sorriso diferente, uma memória preciosa... finalmente, as minhas coisas na minha casa!
contemplei longamente a vista da varanda. céu estava cinza, coberto, deixando escapar uns raios de sol. tarde bonita.
os móveis já estavam quase todos dentro do apartamento, mas faltava o principal. pouco tempo depois, num esforço imenso, alguns homens carregavam meu pesado e amado piano. o pobre piano que passou anos morando em casas as quais ele não pertencia. mas ele sempre foi meu, desde que tenho 11 anos de idade. e eu sempre soube que ele voltaria pra mim. hoje isso aconteceu. e esse encontro foi belíssimo.
depois de ter tudo dentro de casa, fiquei olhando aquela sala durante alguns minutos. suspirei e mais do que nunca, sorri de felicidade, de contentamento. essa era a minha casa.
apaguei a luz e tranquei a porta.

amanhã é dia de arrumar a bagunça no 33 :)

4 comentários:

  1. Parabéns Laura...cada uma dessas sensações deve ser realmente apreciada ao máximo...
    Estou aguardando a minha vez também...
    ósculos e amplexos
    Laís Amélie

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus! Só Ele pra saber o tanto que eu quero poder arrumar a MINHA cada também...

    ResponderExcluir
  3. e daqui a pouco eu vou no 33 visitar a morenalaura. feliz por vc!

    nunca saberei como é sentir essa sua emoção, mas compartilho dela muito empolgada!!!

    ResponderExcluir
  4. Friend.... estou tao feliz por vc... q post lindo! vc e meu orgulho!!! ja ja vou te fazer uma visitinha...queria tanto morar no quarto ao lado...te amo

    ResponderExcluir