19.10.10

8. Lukas Geniusas



eu gostei dele desde a primeira vez que ouvi!
e eu passei com ouvidos dispersos, desacreditados (as performances que antecederam a dele na segunda fase foram desastrosas. eu estava desesperançosa). e seu chopin foi como um imã.

russo de 20 anos. um apaixonado.
é, quem sabe, um dos únicos que está na final que possui genuinamente essa característica.
toda a sua produção é tão orgânica e natural que os olhos e ouvidos de quem assiste seguem as danças melódicas quase que num ato hipnótico. foi isso que me aconteceu.

ele é contido nos gestos. tudo é muito interno, mas verdadeiro. exagero é uma palavra que não existe no seu vocabulário! muitas nuances e cores, e é claro, virtuosismo! mas como já mencionei, Lukas é outro que usa o virtuosismo a favor da música e não o contrário.
a música acima de tudo! e que nobre ideal a se perseguir!

nessa sua curta existência, ele tem o concerto n. 3 de rachmaninov no seu repertório.
é ousadinho o menino!
eu, sinceramente, estou encontrando dificuldade para tentar descrever suas características como intérprete.

talvez o júri o considere jovem demais. previsível? de jeito nenhum!
e eu vou estar dando aulas quando ele tocar... que dor!
preciso arrumar um jeito de gravar!
das performances de amanhã, essa é a única que eu espero com ansiedade e que eu acredito ter chances de concorrer ao pódio! será a primeira, as 14:00 hs!

e eu sigo na elaboração dos dois últimos posts sobre os intérpretes 9 e 10, já com um ar saudoso.
amanhã é realmente o último dia!

assista ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário