20.10.10

10. François Dumond



o derradeiro finalista francês de 25 anos não me convenceu desde a primeira vez que o assisti.

eu repito que todos os 10 escolhidos para a final COM CERTEZA são excepcionais técnica e interpretativamente, mas já que é preciso escolher O melhor, alguns pormenores precisam ser apontados.

François teve o azar de tocar na segunda fase logo depois de Lukas Geniusas, que é poço do lirismo e do controle apaixonado.
François tocou o tempo todo num piano Fazioli, que aliás, foi escolha de quase 50% dos finalistas. Achei a interpretação francesa meio sem requinte. outra coisa que me incomodou foi o seu remelexo generalizado ao tocar o impromptu em A bemol maior, op. 29! Era distrativo.

acho que na realidade, não afinei musicalmente com suas leituras e depois disso, cada detalhe era motivo para me desagradar. até nas mãos dele achei defeito (judiação)....

tem nuances, tem cor. claro que tem. tem basicamente tudo. mas não me tocou!

não se espera muito dessa sua última performance. ele possui, claro, todos os requisitos necessários para se chegar a final do concurso chopin.
mas acredito eu, por lá ficará.
seu troféu será "ter chegado a final"...

rs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário