15.10.10

"há" ou "a"?

bom, houve um comentário no aqui no blog questionando o emprego que fiz do "há" na seguinte frase: "acho que há uns dois anos atrás.."

certo ou errado?

segue abaixo a explicação:


Indica passado e pode ser substituído por faz

Eles saíram muito tempo. ( faz muito tempo)
A final da copa ocorreu dois anos. ( faz dois anos )
muitos anos que não os vejo. ( faz muitos anos…)

A
Indica distância ou tempo futuro.

As eleições ocorrerrão daqui a dois anos. ( tempo futuro )
O veículos estava a cinco minutos da rodoviária. ( distância)
Estamos a 30 dias do natal. ( tempo futuro )

( Em nenhum dos casos acima o a pode dar lugar ao faz)

Há, havia

Verbo no pretérito imperfeito e mais-que-perfeito , deve-se usar havia

Ela estava doente havia muito tempo.
( Ela estava doente muito tempo - errado )
Ela estivera aqui havia muito tempo
( Ela estivera aqui há muito tempo - errado)


sim, eu fui redundante ao usar "atrás". se usar o "há", o "atrás" não é necessário.

dúvidas esclarecidas?

;)

3 comentários:

  1. Teacher que é teacher faz os leitores aprenderem...
    E ás vezes eles ficam chatos meeesmo!!!
    Sinal de que estão aprendendo hahaha
    Parabéns pelo seu dia ;)

    ResponderExcluir
  2. Excelente lição... espero que da próxima vez, quem a questionar pelo menos faça corretamente!!hehe Parabéns professora!!! Deus a abençoe ricamente

    ResponderExcluir
  3. rsrsrs... me da graça a situação,como varía a preocupaçao e a cobrança de cada leitor, verdade!?! Leio seu blog e gosto... creio que vou buscar entre seus marcadores algo que fale sobre suas viagens internas, que é o que mais gosto de ler.
    Se vc lê castellano, visite-me em algum momento: contrastesdelalma.blogspot.com
    Com algumas variações, se trata mais que nada de minhas, como diz a expressão que usei acima, viagens internas.
    Saludos!

    ResponderExcluir