5.10.10

errata consciente


só a título informativo, eu gostaria de clarificar a questão dos pronomes oblíquos nesse blog.

sim, eu sou estudante de letras.
sim, eu sei que orações e sentenças não podem começar com pronomes oblíquos.
(ex: me lembro, se estendeu, lhe falou, nos levou)
sim, eu ignoro essa regra muitas vezes e conscientemente.
sim, eu fico com peso na consciência e me incomoda toda vez que releio esses "erros".
não, eu não precisava fazer essa explicação, mas quis.

é claro que eu cometo muitos outros erros, mas esse é claro e explícito. além de tudo, ele se repete bastante por aqui. eu sei e erro sabendo. o texto, na maioria dos casos, fica muito formal se for escrito como deve.

alguns que me conhecem melhor vão, certamente, usar esse post contra mim, já que eu sou do ramo da gramática/norma culta e não sou muito adepta as teorias da lingüística do marcos bagno.

é verdade que esses meus erros conscientes são uma afronta a norma culta. não tem nem explicação pra isso. eu só digo que escolho errar conscientemente pela estética nesse caso específico. é uma "licença - poética". tantos escritores e gramáticos fazem isso e são lidos por tantos. por que eu não poderia?

também sei que a maioria dos leitores não está tão a par assim das leis da língua portuguesa, assim como eu também não estaria se não fosse quase graduada no estudo da mesma.

chega de desculpas.
devo confessar que estou escrevendo isso tudo porque a última frase deste post aqui não me sai da cabeça.
sentimento duplo total.

mas agora todos já sabem.
ignorem quando os pronomes oblíquos ocuparem o "front" das frases nos post por vir.
pronto.


ps: pra aquele que quer entender o caso oblíquo um pouco melhor, clicar aqui.

4 comentários:

  1. estou emocionado!

    viva a liberdade linguística!

    ResponderExcluir
  2. MARAVILHA!!!

    Não é atoa que eu admiro você. Alguns podem até não gostar, contanto que você seja sempre VOCÊ!

    W.C.

    ResponderExcluir
  3. thats why i love u.... to rindo muito com esse post! Mais ainda com os comments... Eu ia dar uma zuada básica, mas fui impedida!

    Lhe amo-te a ti!!! ( I free! uhuuuuu) hahahah

    Bjs, friend!

    ResponderExcluir
  4. Adorei essa sua desconfiança linguística, muito engraçado! Parabéns por toda essa Laura que você é, seu cd tá lindo demais! Quando voltas a Aracaju!? bju(s)

    ResponderExcluir