18.10.10

4. Evgeni Bozhanov



esse é um favorito. favoritíssimo.
controverso e corajoso.
nunca havia visto ou ouvido alguém tocando chopin como ele.

original.
quase com caráter de improviso.
uns amaram (como eu) e outros odiaram.
mas tem muita personalidade. seus gestos abrangentes e seu carisma ao piano deixaram a platéia e os telespectadores quase que sem ar.
não é afetado, mas seu gestual combina com sua música. vira tudo uma coisa só.

búlgaro de 26 anos. pouco se fala sobre seus feitos musicais passados, apesar de tê-los. os comentários são suas performances de agora. toda vez que toca, vira assunto.
gerou um imenso "ti-ti-ti" depois de sua performance na terceira fase. ninguém esperava isso. dá vontade de ouvir e ouvir de novo.
o jornal do concurso disse no dia seguinte, que os pianistas que tocaram na seqüência suaram a camisa para ganhar novamente a atenção da platéia.

é um dos meus favoritos. apesar de ser muito diferente de tudo o que já vi, é tão musical e profundo. sua música é tão envolvente. a primeira vez que o assisti, não prestei atenção no virtuosismo. a música que ele faz é tão única. existe uma energia musical que prende o ouvinte de imediato. e é isso que diferencia os tocadores dos intérpretes.

recebeu fortes críticas depois de sua performance na segunda fase, mas depois do recital da terceira fase, o jornal do concurso disse que o júri ficou embasbacado: evgeni parecia ter amadurecido do dia para a noite e a performance foi impressionante.

se ele ganhar (é uma forte possibilidade), ficarei feliz. tenho outros dois favoritos, mas preciso admitir que esse é o mais original.

e ele conseguiu esse ibope todo mesmo tocando num yamaha (não adianta, tenho uns bloqueios pessoais com essa marca, mas quem sou eu?...rs.)

;)

2 comentários:

  1. haaaa..pode falar que vc gostou + dele so pq ele 'e bonitinho :) brincadeiraaaa....; poxa to tentando acessar o link da competicao e nao to conseguindo...

    nana.

    ResponderExcluir
  2. e qdo vc acha que já viu tudo, vem alguem e te surpreende...veja no link abaixo o video do pianista japones vencedor do Van Cliburn Piano Competition em 2009. O Búlgaro também estava lá competindo...enfim, mas o japonês parace ter impressionado. Detalhe: ele é completamente cego!
    http://www.youtube.com/watch?v=LYt-s9EVuAw&feature=related

    ResponderExcluir