18.10.10

2. daniil trifonov



uma criança.
18 anos tem essa criatura.
russo também.

começou os estudos ao 5 anos de idade. é o típico menino-prodígio bem produzido.
no concurso chopin, seu desempenho foi equilibrado. não decepcionou em nenhuma performance mas não impressionou. sua leitura de chopin é clássica e talvez até tradicional. é segura: não arrisca, mas não deixa a desejar. escolheu o piano fazioli pra todas as suas apresentações.

nos vídeos da segunda fase, achei que tocou tudo muito mais rápido do que o necessário. mesmo assim, seu fraseado é bonito, elegante. por outro lado, não achei sua interpretação única, inovadora. ele segue a linha do que se entende por "chopin" até hoje.
é, digamos, um discípulo.

também não é um favorito. sabemos que tudo pode acontecer, mas mesmo que ele não ganhe (das profundezas da minha humilde opinião, acho que não ganha mesmo) ter chegado à final do concurso chopin aos 18 anos é MUITO para o currículo de alguém.
apesar de ser um músico muito querido por seu país, durante o concurso chopin, não foi alvo de muitos comentários. foi bem, e chegou onde chegou. e só. ficou mais quieto, no canto, fazendo o que deveria fazer. e a indústria da música erudita gosta disso, a longo prazo.

por isso, eu digo que esse concurso vai ser a abertura de uma grande porta. já já ele aparece com um disco assinado por uma gravadora chique.
já já.

mas ganhar o concurso?
acho que não...;)

2 comentários:

  1. "no concurso chopin, seu seu desempenho foi equilibrado." creio ter um 'seu' repetido ai no txt :)
    parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir