18.10.10

3. Pawel Wakarency



polonês.
pronto, já disse tudo.
e é o único que chegou a final. 23 anos.
hã? hã?

pois bem.
virtuoso. virtuoso.
nada excepcional. mas é polonês.
em casos assim, eu ainda lamento a italiana leonora armellini. NÃO dá pra entender.

de qualquer forma, ele será corajoso nessa final.
sabe-se que, na final do concurso chopin, depois de já terem-se esgotado todas interpretações possíveis e imagináveis de basicamente tudo o que ele escreveu pra piano, a tarefa é tocar um dos 2 concertos para piano e orquestra dele.

são 10 os finalistas, e apenas dois deles tocarão o concerto n.2 em Fm, op. 21. Pawel é um deles.
é o que acho mais bonito. não só eu: a dupla dinâmica argerich-freire também tem predileção por este. não que o concerto em Em op. 11 (o número 1) seja inferior. longe disso. mas o segundo é mais denso, mas dramático. e a escrita pra orquestra, ainda que deficiente, é melhor do que a do primeiro concerto (diz-se por aí que chopin só sabia escrever pra piano e que as partes para orquestra de seus concertos são as piores já escritas.....rsrs....não é pra tanto. mas é verdade que ele não era um "ravel" em termos de orquestração).

maasss, voltando ao polonês. vai tocar num piano steinway.
na minha opinião, entrou pela nacionalidade. é virtuoso, é sensível, não é um favorito.
está ali, representando seu país, casa do compositor homenageado.

também vai ganhar sua parcela na calçada da fama da música erudita.
mas não espero nada supreendente.
nem eu, nem os jornalistas, nem os críticos, nem basicamente ninguém.
talvez a família dele ;)

Um comentário:

  1. Laura, bom dia! Gostaria de entrar em contato, tenho uma proposta, poderia passar seu e-mail de contato? duiliomtt@gmail.com

    ResponderExcluir