21.10.10

foi melhor que doce ;)


depois, mais tarde, deitada na cama, fiquei pensando...

como foi interessante a decisão do júri.
além optar pela novidade e criação, provaram que a popularidade e o favoritismo não são soberanos!
Ingolf Wunder não só ficou com o segundo lugar para o desapontamento da maioria da crítica, mas teve que dividí-lo com meu querido e jovem Lukas Geniusas, que sem dúvidas, foi brilhante e mereceu a colocação! eu imagino o ego! ai!

que felicidade. meus dois favoritos como primeiro e segundo colocados e o favorito da crítica foi colocado em seu devido lugar :) o mais interessante foi ler os blogs e os comentários da crítica desapontada com os resultados e no fim das contas, TENDO que admitir que Yulianna Avdeeva e Lukas Geniusas foram merecedores do prêmio....hahahaha! no mínimo engraçado de se ler! pra quem lê em inglês, eis aqui o link de um dos blogs www.gramophone.co.uk/podium/chopin-competition-live ...(interessante é ler o penúltimo post, e depois o último, e verificar a indignação da jornalista....haha!)

isso me mostra algo muito, muito animador: a música em si ainda é o elemento de maior importância, e o júri foi impecável na sua forma de se comunicar com o mundo através desse veredito!

que decisão!

bom, hoje, as 4 da tarde, é a cerimônia de premiação!
assistamos juntos!!

desde já, muito obrigada aqueles que leram e acompanharam este concurso!
daqui 5 anos, tem mais ;)

22 comentários:

  1. laura, mt obrigado por me introduzir ao mundo de chopin... tenho minhas preferências na musica clássica, mas não conhecia esse concurso e o sinistro nível que ele é, e olha q ele só existe há (é 'há', 'a' ou 'à'?? hehe) humildes 200 anos :) Sua empolgação e paixão por essa arte que fez muitos virem a acompanhar essa 'copa do mundo' da musica clássica. ate a proxima!

    ResponderExcluir
  2. eu amei assistir ao concurso!! e também fiquei satisfeita com os resultados da competição.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela belíssima cobertura do concurso! Pena eu ter descoberto seu blog depois do resultado... Mas valeu muito ler impressões emocionadas e verdadeiras como as suas!
    Brava!

    ResponderExcluir
  4. Wunder é um pianista excepcional, com uma técnica espantosa. Me espanta a senhora ficar "contente" com o seu :), dizendo que ele foi colocado no devido lugar, como alguém querendo vingar-se dele.
    Achei lamentável!

    ResponderExcluir
  5. querido anônimo:

    gosto não se discute ;)
    o mundo torceu por ele.
    eu não! pra completar, ainda houve a feliz coincidência de a minha favorita ser a vencedora.

    fazer o quê?

    ResponderExcluir
  6. Querida LMMC,

    OK, gosto não se discute. Há quem goste de Deise Tigrona e de bonde do Bolinho Bill.
    E aí? fazer o quê como você disse?

    Não acho que a Yulliana Avdeeva toque mal ou vulgarmente como alguns internautas. Ela toca bem e tem criatividade, o que é bom.
    O pessoal polariza demais.

    No entanto, acho que Wunder era superior em técnica (mecanismo) e mais consistente em interpretação.

    Por exemplo, a interpretação dela da balada 4 tem um "rubato flutuante" que parece um barco balançando. Chopin advertia seus alunos quanto ao excessivo rubato. Ja o concerto 1 ficou bom.

    Agora, acho que se voce quer explicar música clássica a quem não é iniciado no assunto, que é o aparente propósito deste blog, melhor deixar de lado o "deboche de quem não ganhou" e que merecia, ao "ouvir" da maioria.

    Ou então deixar claro que você está montando um site para "música clássica ao gosto da LMMC".

    ResponderExcluir
  7. Para um defensor do Wunder, achei engraçado vc dizer que o concerto n. 1 da yulianna foi bom. esse foi o maior argumento para a vitória de wunder: de acordo com o jornal do concurso, o concerto do wunder é que foi bom, e o da yulianna nem tanto.

    eu acho que vc está interpretando meus gostos de um jeito meio equívoco: minha indignação não é com o ingolf wunder como músico ou pianista. todos sabemos que ele é excepcional e eu citei isso várias vezes. o que não gostei foi da absolutismo da crítica e do jornalismo, declarando a vitória de wunder antes mesmo de as competições terem acabado e "fechando" os olhos dos telespectadores menos entendidos.

    se eu não achasse que ele era tão bom, não teria dedicado 2 posts a ele logo depois.

    de qualquer forma, suas sugestões estão anotadas, prezado anônimo.
    e eu tenho uma para vc: identifique-se.

    se quiser ser realmente hostil e crítico com meus propósitos quanto a esse blog, é melhor que o faça honrosamente.
    anonimato é covardia.

    de um jeito ou de outro, vc sempre será bem-vindo por aqui ...
    eu não sou de todo avessa às divergências ;)

    ResponderExcluir
  8. Minha cara,

    Ouvi apenas o segundo movimento do tal concerto com ela. Gostei. Vi comentários dizendo que o 1o movimento dela estava horrível. Não sei. Não ouvi.

    Avalio o que ouço. E também não avalio o pianista pelo nome. Tem gente que gosta de dizer que o Horowitz é melhor que qualquer um em qualquer música. Não concordo.


    Mas não sou defensor de Wunder, apenas acho que devemos reconhecer um grande talento quando vemos/ouvimos.

    Engraçado que você não reclamou do anônimo que elogiou, apenas de quem não concordou. Só não me identifico porque pretendo parar por aqui e não estou a fim de midia.

    Pretendo parar. Nunca se sabe...
    Boa sorte com o blog.

    ResponderExcluir
  9. Minha cara,
    Falei que pretendia parar mas, antes disto, quero postar isto copiado de um site, portanto público:

    Warsaw - The jury's choice of winner in Poland's prestigious Chopin Piano Competition has sparked shock and criticism, with one critic on Thursday calling it "the biggest surprise in the history of this contest."
    Yulianna Avdeeva beat several of the favourites to win competition, it was announced Wednesday night. The 25-year-old was one of five Russian pianists who made it to the final round of the competition named after Polish-born composer Frederic Chopin.
    "An outrageous verdict," said the daily Rzeczpospolita headline, while the daily Wyborcza noted that Avdeeva had "played steadily" but "didn't delight."
    Music critic Adam Rozlach called the verdict "the biggest surprise in the history of this contest," saying that Avdeeva's "dynamic, strong" playing did not suit Chopin pieces.
    "I'm horrified at the decision of the jury," Lidia Kozubek, a Polish pianist, told the Polish Press Agency, adding that the Russian pianist shouldn't have made it into the finals.
    After a gruelling three weeks of competition, Avdeeva beat crowd favorite Ingolf Wunder of Austria, to the take the 30,000-euro (42,000-dollar) prize. Wunder was placed in joint second place with Lukas Geniusas, a Lithuanian born in Moscow.
    While many praised Avdeeva's performance, her win also stirred bitterness among music fans who said they lost hope in the competition. "I wonder what the sense of the contest is anymore," a viewer told broadcaster TVP Kultura.
    More than 75 musicians entered the competition, one of the oldest of its kind worldwide, that was launched in 1927 and is held every five years.
    This year's competition came on the 200th anniversary of Chopin's birth in 1810 in Zelazowa Wola, central Poland.

    ResponderExcluir
  10. Laura e querido companheiro anônimo,

    Primeiramente gostaria de dizer que não entendo absolutamente nada de música clássica!
    Não entendo teoria musical em absoluto, mas gosto muito de ouvir música clássica...me acalma de uma forma inexplicável e me emociona profundamente.

    Mas infelizmente não posso criticar de forma construtiva aquilo que ouço, pois não é minha área de estudo. Não posso opinar, concordar ou discordar com prioridade dos comentários que a Laura faz, posso apenas apreciá-los.

    Sei que a Laura não precisa de defensores, mas acredito que sua crítica foi bastante injusta, querido anônimo!

    Leio o blog da Laura quase todos os dias e me inspiro na sua forma de descrever seu cotidiano quase sempre em forma de poesia e isso me encanta!

    Posso dizer que em nenhum dos posts que li senti a pretensão da parte da Laura em tornar este blog em um guia para "explicar música clássica a quem não é iniciado no assunto".

    O que vejo sempre é a vibrante empolgação de alguém que gosta de compartilhar aquilo que vive, ouve e ama!

    Em nenhum dos posts a Laura desmereceu nenhum dos competidores do concurso chopin e pelo contrário, ela despendeu seu tempo para falar sobre cada um dos finalistas, para que leigos como eu pudessem entender um pouco mais um concurso que se não fosse pela Laura, talvez nunca tivessem assistido.

    É impossível não ter favoritos como ela tem e como você também, mas acredito que como o blog é dela, pelo menos liberdade de expressar tal favoritismo lhe seja permitido!

    Já fiz vários comentários no anonimato, mas acredito que quando defendemos algo que gostamos, como você defendeu Wunder, é preciso ter coragem e sair da zona de conforto que o anonimato proporciona.

    Continuarei voltando sempre pra ler as palavras da Laura, que são do meu gosto.
    Indiscutivelmente!

    ResponderExcluir
  11. a discussão está se alongando mais do que eu previ.

    antes de tudo, obrigada laís por acompanhar sempre ;)

    ao prezado anônimo, eu acabei esquecendo de comentar que realmente, sua análise da ballade da yulianna foi dura. mas pudera! seu post com a versão da mesma ballade tocada por zimmermann não tem comparação. é preciso admitir. mas o tempo e a idade estão aí pra isso.
    pra agregar e somar...

    acho que com toda a sua vasta compreensão musical, já deu pra entender minhas intenções e nem vou mais ficar me alongando e me explicando. mesmo porque, se isso te incomoda tanto é fácil solucionar : não visite o blog.

    mas eu não acho que é o caso. há tanto para se compartilhar e trocar.
    interessante achei a sua pitada de amargura ao comentar que eu não citei o anônimo que "elogiou"....bom, se aquilo foi elogio, muito obrigada ;)

    é bom saber que tem mais gente por aí que entende os porquês na música, as razões filosóficas e questiona. é bom saber que tem gente que gosta de compartilhar a "música do dia"....

    prossigamos nessa nobre empreitada, cada um a seu modo.
    ainda há muito a ser falado...

    "Críticas, sugestões, dúvidas, querer aparecer, é só comentar!"

    ;)

    ResponderExcluir
  12. Iria parar mas preciso responder.

    Primeiro lugar: Parem de me cobrar o não anonimato. Anônimo deve permanecer anônimo se torcer para outro time e estiver no meio da torcida organizada corinthiana.

    Tudo é uma questão de interpretação. Senão vejamos:

    Lais escreveu: "querido companheiro anônimo". Como interpreto isto?
    Voce me acha mesmo querido? Qual o significado desta evidente ironia?
    Igual a chamar o garçom de general?
    Ooohh general, manda mais um chopp!
    -------------
    Agora vamos aos fatos:
    Lais escreveu: "Em nenhum dos posts a Laura desmereceu nenhum dos competidores do concurso chopin"

    Mas Laura tinha escrito o seguinte: "que felicidade. meus dois favoritos como primeiro e segundo colocados e o favorito da crítica foi colocado em seu devido lugar :)
    E
    o mais interessante foi ler os blogs e os comentários da crítica desapontada com os resultados e no fim das contas, TENDO que admitir que Yulianna Avdeeva e Lukas Geniusas foram merecedores do prêmio....hahahaha!"

    Conclusão: Se a Laura não quis desmerecer o Wunder, deve tomar cuidado com a maneira com que escreve, já que sempre existe o risco da interpretação.

    Mas convenhamos. A frase:
    "o favorito da crítica foi colocado em seu devido lugar :) "
    significa o quê??

    Como interpretar isto da forma correta?
    E o :)?
    Respondam, por favor! Ou vou chamar o Alborghetti :-)

    Para mim, soou como uma tentativa de rebaixar quem deveria ter ganho o concurso, na minha opinião. Por isto me manifestei.

    Tchau, meninas.

    ResponderExcluir
  13. "respondam"não! quem tem que responder sou eu!

    só uma questão de predileção, de torcida. não de desmerecimento.
    é uma competição, oras bolas. eu torci por uns, por outro não.
    em nenhum momento questionei as habilidades musicais. nenhum momento. mas novamente, eu tomei partidos, visto que essa era uma competição.

    "anônimo", estou lisonjeada com a atenção devotada a este pormenor!

    ;)

    ResponderExcluir
  14. lmmc
    Respondi para a Lais mas não tinha visto sua resposta.

    Então, depois do :
    "é fácil solucionar : não visite o blog."
    devo me retirar, certo?

    Fui praticamente expulso do blog!
    Paciência. É a vida.
    Ah, vi agora no seu tweeter que você está falando que "aiaiai, tenho que aguentar" o defensor do Wunder".

    É isso, melhor ficar só com as opiniões elogiosas e fundar uma seita.

    Sendo assim, boa sorte e ADEUS.

    Anônimo.

    ResponderExcluir
  15. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA.......

    vc realmente só lê o que quer!
    logo abaixo da frase que vc citou, tem mais um parágrafo inteiro contestando a idéia de deserção....

    mas fica a seu critério...

    "apelou, perdeu;)"

    ResponderExcluir
  16. Lógido que li tudo.
    Sei, já disse ADEUS. Mas não tem essa de:
    "Tchau mesmo mas volte quando quiser".

    Ou:
    "Aiaiai, tenho que aguentar o anônimo!!!"

    Boa noite, Laura.

    ResponderExcluir
  17. vou te dar uma idéia:

    da próxima vez, volte com um nome.
    daí vou achar que são duas pessoas diferentes.

    ah! verdade. vc não volta mais!
    inflamou uma discussão, e sai se fazendo de vítima .....

    rsrs.... discussão é assim.... não fui eu quem começou!

    ;)

    ResponderExcluir
  18. Que vítima, que nada. Mas que você quis me expulsar... Ah, se quis!

    Tá bom. Fale a verdade? Você adorou minha participação! Confesse!
    Quem sabe eu me entusiasmo e volto algum dia.

    Booa nooooite, Laura.

    ResponderExcluir
  19. Ah, não volto como pessoa diferente nada.
    Que sugestão é essa, Laura??
    Você queria tanto que eu me identificasse e agora sugere isto.
    Volto como o Anônimo, mesmo!
    Boooooa Nooooite!

    ResponderExcluir
  20. Voltei só pra dizer uma coisa que estava esquecendo:
    Não postei Balada nenhuma com o Krystian Zimerman mas tenho aquele disco dele da Deutche com as 4 baladas ja ha um bom tempo.

    De qualquer forma, valeu a sua tentativa de identificação de anônimos, senhora detetive.

    Porém, como presente para você e para a Laís por toda esta discussão vou indicar uma interpretação que aprecio bastante:

    Jorge Bolet, Ballade 4 no youtube (esta no site de Sissco e dividida em duas partes)

    Espero que gostem (gosto não se discute, já sei).

    Abraço
    Anônimo

    ResponderExcluir
  21. Eu voltei pra dizer que gostei do presente, anônimo!
    Nada de querido desta vez!!!haha
    Apenas um sincero muito obrigado!

    Abraços aos dois!

    ResponderExcluir