17.11.11

17:50


é novembro de primavera e parece outono.

vou ao correio com pressa a mando da mã, pertinho de casa.
encomendas na mão e ao escrever o endereço, falta o cep.
ligo, ela diz que vai ligar pra "não-sei-quem"e então me liga de volta.
eu tenho que esperar.

correio perto do horário de fechar, na segunda-feira antes do feriado de terça. 
funcionários cansados, mal humorados, sendo sutilmente irônicos com o chefe, um senhor de cabeleira parca e cinzenta, que anda em círculos, certificando-se de que todos fazem o que devem fazer.

esperando, eu arrisco umas caras de paisagem, mas não adianta.
escolho entrar na conversa:

a atendente (enquanto espera minha mã ligar de volta com o bairro do destinatário para localizar o cep):
"seu ivan, já dá pra gente ir? (sorrisinho)... já tá na hora, seu ivan..."

seu ivan:"quase, quase. fecha só às 6, né?"... e olha pra mim,  a cliente odiada pelos atendentes e amada pelo chefe, por chegar ao correio 10 minutos antes de fechar em véspera de feriado. portanto, a minha presença no estabelecimento dá ao seu ivan a razão.
ele sorri satisfeito.

eu já me intrometo defendendo de fininho a atendente: "ah! eu sou professora e sou muito grata à minha escola por ter emendado o feriado. estou rouca e tudo. precisava desse descanso..."

a atendente sorri triunfante. 

seu ivan pergunta o que ensino. eu digo, música. seu ivan pergunta onde, e eu respondo. ele conhece a escola. a atendente, ao perceber que a conversa se alongaria, interrompe: "tá vendo seu ivan? não estudei, deu nisso. fico aqui no correio em véspera de feriado."

os três mostram os dentes, num sorriso amarelo. o dela, adicionalmente amargo.

seu ivan arremata:"eu gosto de música, mas conheço pouco. de mendelssohn, eu só conheço a marcha nupcial". meus olhos crescem (se isso for possível) e eu já abro meu sorriso mais verdadeiro: "sério? ai, mendelssohn escreveu tanta coisa linda..."

seu ivan completa: "eu sei. não conheço muita coisa, mas sei que ele é meu preferido"....
eu, já sem rédeas, me deleito: "ah, ele tem muita coisa linda. os concertos pra piano, a música de câmara, mesmo as peças pra piano, em especial, as canções sem palavras....tudo lindo demais. o senhor tem bom gosto, seu ivan!"

ele ri...

quando meu coração finalmente fica enternecido e eu, esperançosa de que a conversa se estenda, a mã finalmente liga com o nome do bairro. cep localizado, pagamento feito, encomenda enviada.

antes de sair, eu olho pra trás, miro seu ivan novamente e digo: "vou trazer um cd pro senhor ouvir mais coisas de mendelssohn. vai valer a pena".
ele, espantado e quase emocionado, responde com um meio sorriso envergonhado:"nossa, não esperava isso. desde já agradeço, jovem...é muita generosidade sua".

e eu saí feliz.
já achei um cd pra comprar com as sifonias de mendelssohn, mas não é exatamente isso que quero dar ao seu ivan. 
ainda estou buscando.

o por quê?

porque músico que é músico se realiza quando a música se espalha...
só por isso..
talvez a música de mendelssohn embale as longas tardes de véspera de feriado, no correio do seu ivan, ou em qualquer outro lugar.

:)

6 comentários:

  1. Adorei! Amo seus textos, Laura!
    Espero ansioso pelo próximo!
    @rominviana

    ResponderExcluir
  2. Adoro seus textos, Laura!
    Já aguardo ansioso o próximo!
    PaZ!
    @rominviana

    ResponderExcluir
  3. Amo o jeitinho que vc usa cada palavra... Cada texto seu tem sua própria harmonia! Well done!

    ResponderExcluir
  4. sublime. vem partilhar um pouco de música por aqui também, tá bom? Quando tiver um concerto bom na universidade a gente te chama (pra gente partilhar também, obviamente), espero q vc possa vir!

    ResponderExcluir
  5. E eu que também conheço muito pouco... estou já à procura na net... pra escutar.

    ResponderExcluir
  6. que gracinha! como diria a Hebe. rs
    é tão legal de sua parte compartilhar coisas cotidianas suas com a gente. espero que você também se alegre da nossa admiração. :)

    beijos, Laura.

    ResponderExcluir