21.9.11

de clarice, para todos os artistas



ontem, depois da consulta com o dr. da mão, resolvi sentar pra tomar um suco num pequeno restaurante, já que ali pelas mediações do consultório tudo era tão agradável.
pedi o suco, abri a bolsa e tirei clarice. retomei a leitura de onde tinha parado...
e ela vem com uma confissão e uma realidade de qualquer indivíduo que tenha o privilégio e desafio de lidar diariamente com arte...

li, e essas palavras me acompanharam por ainda muito tempo durante a noite...

medo da libertação
 se eu me demorar demais olhando saysage aux oiseaux jaunes(paul klee), nunca mais poderei voltar atrás. coragem e covardia são um jogo que se joga a cada instante. assusta a visão talvez irremediável e que talvez seja a da liberdade. o hábito que temos de olhar através das grades da prisão, o conforto que trás segurar com as duas mãos as barras frias de ferro. a covardia nos mata. pois há aqueles para os quais a prisão é a segurança, as barras um apoio para as mãos. então reconheço que há poucos homens livres. olho de novo a paisagem e de novo reconheço que covardia e liberdade estiveram em jogo. a burguesia total cai aos se olhar paysage aux oiseaux jaunes. minha coragem, inteiramente possível, me amedronta. começo até a pensar que entre os loucos há os que não são loucos. e que a possibilidade, a que é verdadeiramente, não é pra ser explicada a um burguês quadrado. e à medida que a pessoa quiser explicar se enreda em palavras, poderá perder a coragem, estará perdendo a liberdade. les oiseaux jaunes não pede sequer que o entenda: esse grau é ainda mais liberdade: não ter medo que não ser compreendido. olhando a extrema beleza dos pássaros amarelos calculo o que seria se eu perdesse totalmente o medo. o conforto da prisão burguesa tantas vezes me bate no rosto. e, antes de aprender a ser livre, eu agüentava – só para não ser livre.


clarice lispector (de escrita e vida).

Um comentário:

  1. Oie..
    Legal esse blog.
    Trata de literatura & Cia e ainda é cristão.. Legal..
    Sou adventista tbm e gosto de escrever poesias..
    Dá uma olhadinha no meu blog

    http://anamenires.blogspot.com/

    ResponderExcluir