28.1.11

prokofiev


eu acho que nunca postei nada de prokofiev aqui!
e é uma vergonha isso!

como é a primeira vez que o menciono, eu vou contar rapidinho quem foi ele, pra que se entenda a sua música (ou não ;)

foi um compositor russo, famoso, viajou o mundo.
escreveu obras conhecidas como pedro e o lobo (essa os professores de musicalização conhecem BEM!), o balé romeu e julieta, as óperas amor de três laranjas e guerra e paz.
pode-se dizer que parte de sua música sofreu influência dos dias da guerra. para seu azar, morreu no mesmo dia que stalin, próximo à praça vermelha em moscou. era tanta gente no funeral do stalin, que o corpo de prokofiev ficou 3 dias impossibilitado de ser levado ao cemitério.....

aqui, estou postando o 3º movimento do concerto nº. 3 pra piano e orquestra. eu A-M-O esse concerto. tenho no ipod, e às vezes, quando estou com muito sono a caminho do trabalho, ele me acorda e me enche de energia para o novo dia!! verdade !!

uma vez, lendo a auto-biografia da pianista brasileira
magda tagliaferro, descobri que o próprio prokofiev escreveu esse concerto para ela tocar. ele chegou a entregar-lhe a grade do 1º movimento, para que ela já fosse estudando e dando seus palpites enquanto ele escrevia o resto do concerto. mas, pelos desencontros da vida, ela só veio a tocar o concerto quando o compositor já havia morrido, ou seja, ele nunca viu sua interpretação.

martha argerich parece ter nascido pra tocar essa obra. ela diz que é "fácil" pra ela. isso me soaria pedantismo argentino, se eu não conhecesse seu trabalho como pianista. é de fato, fácil pra ela. martha ainda conta que aprendeu esse concerto aos 16 anos, ouvindo outra pessoa estudar.... ai, ai!

bom, eu assisti os 3 movimentos algumas vezes.

já vou avisando que pra quem acha que essa obra é cheia do lirismo de chopin (que eu estou mais acostumada a postar aqui) nem se engane! prokofiev é RUSSO, músico do séc. XX e não é um neo-romântico como rachmaninov! a sonoridade vai ser BEM diferente.

não sabia bem qual movimento do concerto deveria postar. eu recomendo assistir os 3. a obra inteira, desde o começo. esse trecho do vídeo é o último movimento, a última parte da peça....

mas é encantadora, verdadeira, original.
a martha mistura esse seu swing latino com algo de visceral que só os russos têm....

"dá samba"! só digo isso ;)

ps: a foto acima foi a última tirada do compositor, em 1952.

5 comentários:

  1. Curti o prokokiev e correrei atrás para ouvir mais dele. Será que um dia você escrevera sobre o Dvorak que eu tanto gosto e admiro? :)

    ResponderExcluir
  2. olá anônimo!

    que bom que gostou de prokofiev. a sua obra é realmente digna de atenção.

    sobre dvorak, eu já fiz 2 posts mencionando-o .....entre aqui, e verá os dois, um seguido do outro: http://morenalaura.blogspot.com/search?q=dvorak

    mas realmente, falo pouco dele......vou acatar a sugestão e postar mais coisas do compositor tcheco ;)

    ResponderExcluir
  3. ah! e da próxima vez identifique-se. não irá "infringir nenhuma lei" ;)

    ResponderExcluir
  4. Que peça é essa?! Muito boa mesmo. Prokofiev é o meu compositor do séc XX, e eu não acredito que não conhecia essa composição dele, que junta um pouco do ritmo latino com o estilo intenso russo, que diga-se de passagem, são os meus estilos preferidos. Valeu por ter postado esse video, muito obrigado.
    P.S.: O seu blog ta muito bom, parabéns e continue assim.

    ResponderExcluir
  5. nice blog you have..

    you should make a blog in English also.
    learn hacking

    ResponderExcluir