4.1.11

maragogi

foram 2 anos sem sol. dois anos inteirinhos.
uma enfermidade infantil me assolou tardia e voraz. deixou não só muitas marcas na minha pele, mas afastou de mim o sol que me faz ser a laura morena.

uma das últimas vezes que passei a temporada de veraneio na praia foi aqui em maragogi, al.
naqueles dias, eu ainda trabalhava nos rabiscos do esboço do meu disco e nem tinha todo o repertório.

ficamos numa casa simples, mas de frente para o mar.
lembro que uma das folhas da palmeira da orla até esbarrava na varanda do meu quarto. eu acordava com aquele cheiro de sal e areia que só as puras praias exalam.
naqueles dias, eu li "neve", de ohan pamuk, escritor turco que ganhou prêmio nobel de literatura em 2006.

a transparencia e o verde claríssimo do mar de maragogi fazem qualquer turista perder a vontade de conhecer o caribe, e querer explorar todas as praias da costa brasileira, que é tão vasta, tão imensa.
minha irmã estava grávida do seu primeiro filho e lia livros de orientações a novas mães...

mas maragogi se tornou tão especial para mim, porque foi aqui que eu, numa das manhãs de leitura da bíblia, escrevi o poema da música "o pedido de salomão". na época, era apenas um poema, e eu nem sabia que depois ele se tornaria música e faria parte do meu ainda embrionário disco.
foi em maragogi que eu, um dia, contemplando a água muito esverdeada, ouvi umas 40 vezes seguidas a música "manhã", na voz e no violão de joão alexandre, e decidi que ela não só faria parte do meu disco, mas seria a música-tema...

e assim, nesses dias ensolarados, o disco "manhã" foi tomando forma, foi se tornando uma obra, mesmo que eu ainda nem tivesse consciência disso.

depois de dois anos na escuridão das sombras, eu me reencontrei com o sol, com o mar, com a água salgada e a areia grossa de maragogi.
praia calma e escondida.

eu sempre preferi montanha à praia. e ainda prefiro.

mas o sol me fez falta.
viver no escuro é triste.
por isso, voltar a maragogi é tão especial...

é bom ver que minha pele combina com meu nome novamente ;)

4 comentários:

  1. Perguntinha... parece q metade da minha família "in-law" está em Maragogi agora ou chegará aí nos próximos dias, vcs por acaso estão/estarão no mesmo lugar ou perto? Apenas curiosidade, pois achei muita coincidência. :)

    Nunca fui aí, talvez em agosto a gente vá, vamos ver, se vc pudesse postar umas fotinhos, seria legal!;)

    ResponderExcluir
  2. ahhh..que gostoso laura!! eu amo Maragogi! amo o mar de maragogi..azulzinho e calmo... Aproveita bastante :) .... e eu aqui..coberta de neve...inveja ;)

    nana.

    ResponderExcluir
  3. A música "o pedido de salomão" é a minha preferida do seu cd, Deus a usou profundamente nessa hora, escrevendo esse poema...
    sabedoria é a única coisa que peço a Deus.. sabedoria pra sempre decidir fazer o que é certo perante os olhos de Deus, sabedoria pra sempre discernir a voz de Deus e a voz do mundo... simplismente perfeita Laura... que Deus continue te dando sabedoria =D

    Bjinhus

    ResponderExcluir
  4. Ta vendo! é por isso que quase nao comento aqui. Acabei de escrever um super texto e nao entrou! e nao salvei antes! saco! Mas, como eu ia dizendo ....rs...

    Eu nem acredito que perdi esse momento! O reencontro da Laura Morena com o sol, mar, areia! é uma pena... talvez deva ser pq eu amo essa combinação e pq durante esses dois anos te perturbei mto.. "laura, vai pra piscina pelo menos... pega um solzinho nas canelas"...rs... Perdi! Mas tudo bem...faz parte dessa droga de distancia! O importante é q a Laura MORENA is back! Im happy!

    Espero que a gente possa ter um tempinho de praia nesse verao! (might be our last, huh?!)

    I love u and miss u everyday!

    Descanse. Vc merece.

    Beijinhos da friend.

    ResponderExcluir