8.7.10

me ganhou.

ele conseguiu. me ganhou assim, de graça!
já postei há uns dias atrás que havia comprado um dvd e um livro do alfred brendel pelo amazon.
pois bem. essas compras chegaram, e eu já estou me deliciando. mas não tem nem outra palavra pra usar. é deliciando mesmo!

este post pode estar infestado de redundâncias, mas não ligo.
repito: eu amo schubert. e brendel o toca como ninguém. é a especialidade dele.
tem uma compreensão absurda do fraseado de um compositor que pertence `a ala dos pioneiros do romantismo. um início romântico quase clássico.

e schubert tem 4 impromptus Op. 90.
agora vou contar-lhes um relato pessoal.
meu preferido é o primeiro (pelo menos era) que é bastante desconhecido até.
em segundo lugar, vinha o quarto. maravilhoso, introspectivo, meio tristonho. lindo.
o segundo, eu sempre achei água com açúcar. é bonito também, mas parece que é mais uma ponte que liga o primeiro ao terceiro. não é uma obra prima na minha humilde opinião. mas no compêndio dos quarto impromptus, ele é necessário.
por fim, o terceiro. confesso que nunca havia ouvido direito. preconceito talvez. isso é vergonhoso, mas na primeira vez que me propus a ouvi-lo, durante os 30 primeiros segundos, já achei muito melancólico, apelativo. pulei pro quarto, que eu já amava a tempos. e assim fiquei, por um bom período.

.....até eu assistir meu dvd novo.
tudo mudou, e brendel me ganhou.

me ganhou pra ele mesmo, e me ganhou pra o terceiro impromptu, que agora disputa meu favoritismo com o primeiro.
e música é assim mesmo; cresce e te encontra de uns jeitos inusitados.

me toca profundamente, toda vez que assisto.



3 comentários:

  1. nao tenho palavras, muito lindo mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso. Assim que pus pra tocar, meus dois meninos vieram correndo. O Kelvin me pediu o link, q mandei por email pra ele, e ele já disse que essa já é uma de suas músicas favoritas. :-)

    ResponderExcluir
  3. fico tão feliz em saber disso, lilian .. ;)

    ResponderExcluir