14.7.10

comparando

tenho esse hábito:

das minhas obras prediletas, tenho inúmeras gravações. cada uma com um intérprete diferente. assim, dá pra ter uma visão ampla das possibilidades interpretativas, que são inúmeras.

hoje, estou postando o prelúdio n.5, op 23 em sol menor.
na realidade, o que sempre me atraiu nesse prelúdio foi a seção central dele, que é absolutamente romântica....a parte mais marcial sempre me soou como complemento, mas conforme fui ouvindo e entendendo a peça, tudo fez sentido e agora consigo apreciar as duas seções de forma equilibrada.

mas, estou postando duas interpretações: Valentina Lisitsa e Evgeny Kissin.

ela é ucraniana e ele russo.
tocar rachmaninov não é pra qualquer um. é romântico e viceral ao mesmo tempo. exige uma compreensão mais profunda do que foi o pós-romantismo e acima de tudo, quem foi rachmaninov, suas raizes, seu legado como pianista (ele mesmo foi um grande virtuose).
ela é do leste europeu e ele, da mesma nacionalidade que o compositor.
ambos possuem essa compreensão, mas de maneiras muito diferentes. nesses vídeos, os dois estão tocando essa obra como bis, depois de tocar concertos monumentais. existem uns errinhos, mas como diria Rubinstein "não devemos almejar a perfeição técnica; devemos almejar música". NESSE CASO, eu dou um desconto....rs!

vale a pena ouvir as duas interpretações.

ps: isso é meio óbvio, mas eu vou explicar - para visitar o site de ambos os pianistas, clique no nome de cada um. eu sempre faço isso, mas hoje quase desisti. quando entrei no site da valentina, me deparei com provavelmente o site mais BREGA de toda minha vida (layout). e quando entrei no dele, descobri que tem em um dos links, vc pode vê-lo RECITANDO POEMAS EM RUSSO!! realmente, a palavra falada não é o seu dom! eu me desanimaria se não soubesse quão exepcionais eles são! portanto, esqueça o site. leia a biografia e escute a música, que é o que interessa...hahaha...

ela (dando bis depois de tocar o 2º concerto de brahms)

ele (dando bis depois de tocar um concerto também de rachmaninov, em londres)



Nenhum comentário:

Postar um comentário