10.12.12

ravel, o rei (inclusive da transcrição)

semana passada, fui ao kennedy center duas vezes. fazia tempo que não ia (desde junho...rs!).
dupla alegria. esse post será dedicado ao primeiro concerto q assisti, e o segundo concerto, eu descrevi brevemente aqui.

este concerto, entre outras coisas (concerto pra piano de mozart n. 13, la mer de debussy, etc.) teve como parte do programa uma obra maravilhosa de maurice ravel intitulada ma mere l'oye.
ravel é o rei da orquestração, como já mencionei aqui no blog...
compositor francês que teve a capacidade de fazer com que tudo o que escrevesse soasse lin-do!

ouvi a versão orquestral do ma mere l'oye durante o concerto, e fiquei incomodada o tempo todo, com a sensação de que já a conhecia profundamente há tempos. é uma obra famosa de ravel, e eu estava certa de que já a havia ouvido, mas em certos momentos, eu cantava algumas melodias, como se já tivesse ouvido muitas e muitas vezes e internalizado partes da obra... foi então que, lendo as notas do programa, bam! lembrei...

essa peça foi originalmente escrita para dois pianos.
depois, o próprio ravel transcreveu isso, do alto da sua mais refinada virtuosidade, para orquestra.
ele fez isso com várias de suas obras...

e obviamente, eu já havia ouvido nelson freire e martha argerich tocando isso!!..rs... por isso conhecia tão bem...
na realidade, sempre que os dois fazem concerto a dois pianos juntos, tocam essa peça como bis.

então resolvi compartilhar as duas versões.

no primeiro vídeo só piano (que nessa versão está a 4 mãos e não a 2 pianos) e orquestra no segundo.
duas leituras, duas interpretações;
uma obra e um compositor :)





a propósito, nessa noite quem regeu foi um maestro convidado, 36 anos e eslovaco. um gênio! sua performance foi impecável e absolutamente impressionante! chama-se juraj valcuha. viva o leste europeu e a sua música!! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário