22.3.11

os meninos de viena

eu raramente posto coisas eruditas vocais.
geralmente, é instrumental.

mas ontem, durante uma aula sobre voz, esse vídeo surgiu na sala. 

só pra cultura geral, o coro dos meninos de viena existe há quase 500 anos e é um dos símbolos da áustria. muitas personalidades do mundo musical erudito estiveram de alguma forma envolvidos com este coral. um exemplo é J. Haydn, que mesmo pertencendo ao coro da catedral de St. Stephen, já se apresentou com o coro dos meninos de viena. anos depois, Schubert começou a compor na época em que fazia parte desse coral, sempre tendo conflitos com seus maestros e professores, já que ele estava mais interessado em compor do que em cantar ... rs!

enfim, tenho apenas duas observações:

- schubert é absurdo, soberano (um dos meus compositores favoritos e a música do vídeo é dele)!
- esse vídeo nos prova que tudo é possível com crianças (nesse caso, com uma boa dose de talento, claro)! e é essa a razão de ser tão gratificante ensiná-las!


bom proveito e bom dia :)



ps: só avisando que a música só começa em 0:49....antes disso é uma entrevista em alemão, traduzida pro francês.

8 comentários:

  1. Quando assisto vídeos como esse, fico me imaginando cantando ai... musica é um instrumento, um dom ou talento que o criador fez questão que existisse.

    @dsnillo

    ResponderExcluir
  2. Oii... Aqui é a Julie Grudtner , filha do pastor Gilson Grudtner. Eu estava olhando o tiwtter e como eu estou te seguindo, vi seu blog. Bom, muito legal seu blog! Segue o meu por favor? é http://www.lendooblogdajulie.blogspot.com/
    obrigadinha.

    ResponderExcluir
  3. Eles cantaram na UMass Amherst na época q éramos estudantes e fomos ver. Ah, e o Kristian Zimmermann também tocou (e regeu ao mesmo tempo)... Chopin. A gente assistiu babando na 2a fila.

    ah... era uma delícia poder assistir a estas maravilhas todas, e ainda pagando só uns 10-15 dólares. O Take 6 esteve por lá, o Stomp e também o Grupo Corpo (que aliás, é ÓTIMO).

    ah... saudades de estar numa grande universidade. A nossa (James Madison University) é pequena. Tem um excelente departamento de música (com doutorado e tudo), mas não se compara à UMass e outras universidades de pesquisa. :(

    ResponderExcluir
  4. Loreta...
    é o ano de Mahler e não de Schubert!
    hehehehe

    ResponderExcluir
  5. i just love him so much!...hahahaha......

    ResponderExcluir
  6. Tem um menino lá trás, que espirra , mas mesmo assim, ele ñ perdeu a pose. kkkkkk

    ResponderExcluir