3.10.12

novo ouvinte: bach

resolvi começar uma série para os novos ouvintes.
aqueles que nunca entraram em contato com a obra de dado compositor.
e aqui, eu dou uma pincelada nas melhores obras pra se começar a criar gosto :)
não prometo que esta será uma série tão recorrente, mas de vez em quando pretendo atualiza-la!

pra começar, o compositor escolhido tem que ser bach!
ele é para a música o que leonardo da vinci é para a arte e shakespeare para a literatura!

se você nunca ouviu a música desse compositor, as obras que o mundo erudito recomenda a serem ouvidas são as seguintes:


  1. Brandenburg Concertos – Concerto Italiano / Alessandrini
  2. Cello Suites – Pierre Fournier (vc)
  3. Mass in B minor – Collegium Vocale, Ghent / Herreweghe
  4. St Matthew Passion – Arnold Schoenberg Choir; Concentus Musicus Wien / Harnoncourt
  5. Well-Tempered Clavier – Edwin Fischer (pf)
  6. Magnificat – Ricercar Consort / Pierlot
  7. Goldberg Variations – Glenn Gould (pf)
  8. Orchestral Suites – Freiburg Baroque Orchestra / von der Goltz
  9. Solo Violin Sonatas and Partitas – Rachel Podger (vn)
  10. Cantatas – Monteverdi Choir; English Baroque Soloists / Gardiner

estas são obras imortais! se você clicar no nome de cada uma, terá acesso a um link com detalhes sobre elas (inscrições em azul). o que está escrito em preto é a sugestão da melhor gravação que existe dessa peça (no caso, com o nome do intérprete).

o período barroco tem a assinatura de bach, e toda a história da música tomou um curso diferente por causa da existência desse homem!
muito religioso e absurdamente talentoso, bach é modelo até hoje.

espero que goste do que ouvir! se você não quiser comprar cds, é só digitar no youtube o nome das obras e há uma variedade imensa de opções pra assitir!!
se quiser, pode comentar aqui no post... eu adoraria ouvir as impressões dos "novos ouvintes"!
e finalmente, se você leu esse post, mas está desconfiado e sem ter certeza de que deve "perder" o seu tempo com essas audições, aqui vão duas amostrinhas :) 



enjoy :)

4 comentários:

  1. já faz um tempo que eu estava querendo começar ouvir música erudita (devido a influência deste blog da laura, rs - que sempre tem coisa boa).
    este post veio exatamente na hora certa :)
    já ouvi estas duas amostrinhas e acredito que vale muito a pena conferir toda a lista postada ali... começarei em breve.
    só tenho a agradecer por este post. muito obrigado mesmo! espero que mais pessoas possam desfrutar destas boas dicas e apurar mais o gosto musical, rs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bacana, bruno!! fico feliz que tenha gostado. vou postar mais coisas aqui sim sobre os compositores e a música deles....

      :)

      Excluir
  2. Minhas orações foram atendidas :)
    Olá Laura, já faz algum tempo que tenho interesse em ouvir musica erudita (assim como o Bruno- devido a influencia do blog).

    Eu gostaria de fazer uma pergunta...
    Na música erudita como caracteriza-se cada período? Por exemplo o Barroco quais são as expressões que caracterizam as obras desse período? Aguardo ansiosamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi renan!

      que pergunta interessante...
      acho que vai ser mais produtivo eu fazer posts sobre os períodos também...boa idéia vc me deu...
      essa semana vou me esforçar pra sair um post desses :)

      Excluir