3.5.12

concerto #4, strathmore concert hall: paco de lucía

e com esse post, eu estou em dia com os relatos dos concertos que fui até agora!
ufa!!

noite fria de primavera.
nunca tinha ido ao strathmore hall, que fica pertinho daqui de casa.
que lugar lin-do!!!!!

cheguei com a meia hora de antecedência que gosto, pra me manter sã, pra manter afastada aquela ansiedade que odeio, o medo de chegar atrasada; se isso fatalmente acontece, os 20 primeiros minutos de concerto são comprometidos, porque a mente não está pronta pra receber a música. está lutando com o sentimento de culpa pelo atraso, pelo mau planejamento...rs!
ou seja, por motivos de saúde, eu preciso chegar cedo nos concertos.
e foi o que, com sorte, aconteceu.

5 anos sem apresentar-se em público. depois desse tempo todo, esse era o quarto concerto de 16 que paco de lucía e sua banda dariam aqui nos estados unidos.

apesar de supostamente este ser um país de fala inglesa,  a língua oficial daquele prédio, naquela noite, era espanhol. 
mas não qualquer espanhol.
era o espanhol de "s" aerado, alveolo-dental.
era a espanha ali, em um só lugar, aglomerada.
como foi bom dividir essa noite com esse público.

paco entrou sozinho, carregando seu violão.
o público foi a loucura ao ve-lo pela primeira vez, e ele sorriu curtinho.


sentou-se no centro do palco e tocou um solo.
silêncio sepulcral.
logo em seguida, apareceu a banda inteira.
e o flamenco encarregou-se do resto.

tudo tão intenso, tanta energia, a loucura rítmica, velocidade e virtuosismo, o calor do público, os brados de um ou outro na banda, a voz exótica dos 3 cantores, a dança, a inacreditável percussão...

e paco, no centro do semi-círculo, a comandar aquele império que ele criou, e que reina absoluto...


meu coraçãozinho batia forte, forte.
pulava.
parece que não só o meu. toda a atmosfera daquele lugar palpitava.





é um evento pra uma vez na vida.
e pra sempre na memória.
pra s-e-m-p-r-e...


Um comentário:

  1. CARACAS VÉI, EU FUI EM UM UNICO CONCERTO EM TODA MINHA VIDA ENÃO TINHA NADA A VER COM ESSES CARAS AI, NOSSA VÉI, MUITO BOM, TÃO BOM QUE TÉ BABEI...RSRSS

    ResponderExcluir