11.12.09

cantinhos


é tão bom quando descobrimos pequenos cantinhos nas metrópoles. cantinhos que são únicos, que só existem ali. na imensidão urbana, quem descobre um desses sente-se herói por saber da existência de um lugar tão singular e tão oculto.

fui a um centro cultural segunda passada. chovia e chovia. assisti um concerto. eu e dois amigos. é bom ouvir música sendo bem feita na companhia de músicos; todos sentem e reagem juntos a detalhes que facilmente passariam despercebidos. o pequeno auditório ficava dentro deste centro.
depois de alimentar minha alma com tanta criatividade e bom gosto musical, resolvi "explorar" o centro cultural. avistei uma porta de vidro, e o ambiente lá dentro me chamou a atenção: habitado por várias pessoas de aparência peculiar, muitos quadros, tintas abertas e borrões por todos os cantos. duas camas bagunçadas. cada um fazendo uma atividade diferente, todos com fone de ouvido. uma cozinha. não havia paredes, divisórias, nada. e sozinho, bem na entrada, concentradíssimo, eu encontrei esse pintor. pintava calmamente. parecia que pintava no rítmo da música que tocava em seus fones de ouvido. eu assistia interessada. um minuto depois, ele se distanciou do quadro, e sentou a uns 3 metros de distância. olhava, olhava. lançava olhares tortos, duvidosos para sua obra. estava tão absorto em sua arte, que não percebeu minha presença.
e eu olhava pra ele, olhava para o quadro. e num silêncio quase reverente não conseguia conter minha alegria por estar testemunhando aquele momento único.
o artista concebendo a arte. fazendo ali, na minha frente....

entrei no carro, e ainda chovia......
e voltei pensando.
ainda bem que existe arte.
ainda bem que sou artista.
ainda bem que existem artistas por ai, espalhados, em cantinhos nunca imaginados, mas que compreendem essas minúcias e lançam sua alma em cada manifestação artística, nem que seja para ninguém ver.

porque a arte por si só já basta.

5 comentários:

  1. uau... bem isso laura... vc soube descrever perfeitamente o momento... as pessoas podem se imaginar naquele momento! parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Como é bom imaginar...
    Sua escrita é tão detalhada e saborosa que iniciei a leitura e ao finalizá-la encantei-me. Não consegui conter-me e li as postagens iniciais e como apreciadora de boas leituras... Tive que parabenizá-la pelo sentimento exposto em cada postagem...
    PARABÉNS!
    Glendali Géorgia

    ResponderExcluir
  3. Laura Parabens, vc escreve muiito beem
    fico encantada com as suas Palavras...
    Saiba que vc é á minha cantora Preferida...
    bjão....

    Andressa Menghini
    Piracicaba SP

    ResponderExcluir
  4. Excelente leitura da arte!!!

    Igor Bogdanow

    ResponderExcluir
  5. Laura, amo ler suas pequenas histórias. Cada detalhe que você descreve faz com que a gente se sinta dentro da história.

    Porque vc num escreve um livro???...se escrever, ele pasará a ser um dos livros mais lidos, pelomenos do Brasil!!!...rsrs

    adimiro muito vc!!
    bju

    Kátia Mayara

    ResponderExcluir