1.12.09

50 anos sem villa-lobos


no dia 17 de novembro, fez 50 anos que o Brasil perdeu um de seus maiores compositores.
sempre apreciei a obra de villa-lobos e esse gosto me foi legado por meu querido pai, que desde sempre tocou e ouviu villa-lobos; agora que comecei a estudar sistematicamente sua obra e a analisar seu estilo de composição, essa admiração só aumentou.
no repertório para piano, o mais impressionante é como ele usa elementos rítmicos tão característicamente brasileiros e é sobretudo, erudito.....

nesse contexto, eu recomendaria para audições preliminares o cd de anna stela chic ou o de nelson freire, tocando a prole do bebê. ambos os intérpretes tocam o mesmo repertório. mas ana foi quem abriu as portas da europa musical para nelson. os estilos de interpretação em nada se parecem, mas vale a pena comparar.

outro cd que vale a pena ouvir é "obrigado brazil", de yo-yo ma. neste, as músicas que foram originalmente escritas para piano têm transcrição para duos de cello e piano. mas as parcerias são perfeitas e é muito bacana ouvir a compreensão de yo-yo ma da música brasileira.....esse cd contém não só obras de villa-lobos, mas de camargo guarnieri e outros importantes compositores brasileiros. mas como o nosso assunto aqui é o villa, eu indicaria as faixas "a lenda do caboclo" e "alma brasileira"..

enjoy.

2 comentários:

  1. nao me recordo bem, mas foi o museo do villá-lobos que a gente visitou naquele dia agradável e pacífico de verao? (final de dezembro de 2008) .... 411 "in fight"...hahaha (BF)

    ResponderExcluir
  2. As recomendações foram devidamente anotadas. Obrigado ^^

    ResponderExcluir