30.9.09

paciência


esse ano, resolvi me aventurar pelo universo dos intrumentos melódicos (universo para mim, até então desconhecido, porque sempre toquei instrumentos harmônicos....)
o som macio, gordo e envolvente do cello sempre me atraiu.
mas frustrante é saber que conseguir encontrar o "seu som" como instrumentista é uma arte que exige anos e anos e anos. e o pior é que eu tenho consciência do grau de dificuldade que um instrumento pode chegar..
de qualquer forma, ainda a passos curtos e tímidos, tocar cello tem desenvolvido minha sensibilidade de forma imensa.....
em julho, conheci uma ucraniana que é exímia cellista.....contei das minhas tristezas como pianista aspirante a cellista.....ela perguntou há quanto tempo  me dedicava ao estudo do instrumento, e após a minha resposta inocente (3 meses)...ela soltou uma gostosa gargalhada, e replicou : "vai precisar de paciência. para você COMEÇAR a gostar do seu som, é necessário no mínimo 3 anos"...

depois dessa declaração, me conformei... tudo tem um começo.

2 comentários:

  1. Laura que doçura...
    eu espero ter ajudado vc neste aspécto... ( apesar de eu quase nunca tocar cello somente pra vc e vc nunca cantar somente pra mim ). O Lance da sonoridade na verdade não tem um tempo estimado pra começar. O que vc pode treinar é ouvir um som agradável ( jacqueline dupré minha sugestão..hehe) e tentar estudar o tanto para chegar nele...mesmo sabendo que vc nunca vai chegar...porém nunca desistindo disso...

    ResponderExcluir
  2. ah garota, espero o dia em ver você cantando e tocando. talento raro, prima.

    dani.

    ResponderExcluir