6.3.13

os homens da religião


se dormi 2 horas essa noite foi muito.
voo internacional cedo de manhã é triste e feliz.
triste porque isso significa cruzar a cidade de são paulo antes das 6 am (zzzzzz) e feliz porque as 5 da tarde, eu estarei em casa, lá em washington...

as 5 am, o taxista passou pra me buscar, não menos sonolento do que eu.
meu plano era entrar no carro e dormir profundamente os 40 minutos sem trânsito de marginal tietê... mas a conversa com o motorista aconteceu, e aconteceu tanto, que aqui estou, ainda acordada.

qual a sua profissão?
cantora... venho ao brasil pra cantar.
nossa! 
silêncio.
você canta aonde? em bares? festas?
não, não! sou cantora de música cristã.
ah! música gospel?
isso!
então você canta mais em igrejas, né?
exato!

e assim se desenrolou uma enorme conversa de um dito "não religioso" que sabia tudo, absolutamente TUDO sobre as fraudes de alguns dos líderes religiosos brasileiros, que de vez em sempre aparecem na televisão envolvidos em escândalos... ou então, num jatinho particular, com dezenas de pinduricalhos de ouro e fazendas com milhares de cabeças de gado...

isso tudo o taxista me contou em detalhes.
contou o nascimento de 3 denominações evangélicas no brasil... como elas aconteceram, como se tornaram conhecidas e com muita indignação, ele citava escândalo atrás de escândalo, sempre transtornado com a idéia de dízimo, de oferta... foi quase uma aula de história denominacional brasileira.

chegando ao aeroporto, já não havia muito mais tempo.
eu com o coração apertado. que coisa triste essa bagunça, essa má impressão, e pior, a generalização inevitável.

ele arrematou: "não sou religioso, mas acredito que a religião seja uma coisa boa. ajuda as pessoas e faz bem a muita gente... hoje em dia eu não preciso da religião, mas se um dia eu precisar, eu viro religioso..."

desabafos a parte, estava ali alguém sincero e absolutamente descrente, cego pelos homens da religião, e não pelo Deus da religião.

falei pouco sobre mim, minhas crenças. não porque eu não quisesse, mas não deu tempo... o que aconteceu ali foi um imenso desabafo.
o trajeto ao aeroporto que geralmente é eterno, foi curto hoje.
meio sem jeito, e com MUITA raiva por não ter um cd meu na bolsa (como geralmente tenho), eu disse: "laura morena. se o senhor tiver tempo, entra no youtube depois e assiste. há vídeos lá."
ele parou o carro, pediu pra eu repetir o nome, achou um bloco de papel e anotou.
"é pra eu não esquecer. vou assistir sim".
e eu saí me desculpando novamente por não ter um cd na bolsa (que raiva!)...

assisti o carro partir, e pedi misericórdia `Aquele que personifica essa palavra.

misericórdia pelos erros, pelos enganos, e pelos sinceros que precisam de óculos para enxergar o Deus além das placas de igreja, do dízimo, das fraudes... pedi que Ele lhes abrisse os olhos, o coração fechado...

nem sei se ele vai ouvir algo que canto.
não sei se algum dia ele se interessará por igreja alguma, por Deus...
mas sem o tempo suficiente, a única coisa que pude deixar foi a música, pra que ela diga o que eu não consegui... seria desolador partir em silêncio.

meu coração tem aquela esperança quase pueril.
quem sabe, ele compreenda o amor... é na realidade o que eu mais queria.
quem sabe...

5 comentários:

  1. Vou orar por isso. Vou orar por esta vida.
    Tenha certeza que sua parte, você fez, só de estar alí para ouví-lo. O Espírito Santo de Deus é incrível e fará o que deve ser feito, temos fé nisso, amém? Deus te abençoe sempre, cantando, falando, vivendo e aprendendo.

    ResponderExcluir
  2. Laura, sem dúvida, estamos vivendo os últimos dias da igreja fiel do Senhor.O amr se esfriando, pai contra filho, filho contra pai,os sinais da natureza e tudo está na Palavra..homens sem valores espirituais, desligando do seu Criador, sendo apenas criatura e nao filhos.Nesse quadro profético, alguns homens se levantam ursurpando da fé, sendo veículos do adversário para desviar muitos da fé, do sacrifício do Senhor Jesus, tomando si a glória que é Dele. Mas há também um juízo para tudo isso.Não estamos ligados a nenhuma "religião ou cristianismo", mas uma experiência real de salvação! Nossa fé não está em abençoadores, mas no abençoador que não é outro senão o nosso Senhor amado. Deus por certo te usou sim, no silêncio e nos louvores que certamente ele ouvirá e a mensagem da cruz será levada e anunciada. O Espírito Santo tem suas formas de revelar Jesus, como único e suficiente Salvador. Muitas vezes nos sentimos tão limitados para anunciar o evangelho..iremos debater na nosa razão? Não. Iremos anunciar falando, cantando, testemunhado que Ele Virá! Abs, Lila GV.

    ResponderExcluir
  3. As vezes sinto que poderia ter sido mais direto ou convincente com alguém... e depois vem um sentimento de que poderia ter feito mais, falado mais... que o Deus Espírito Santo ajude-nos a sermos mais eficazes em todos os contatos que fizermos.
    p/s: tbm já sentí raiva por não ter um folheto para dar pra pessoa.
    Abraço!!
    Kedson Angelo.

    ResponderExcluir