17.7.11

11.3. montpellier - concerto/evgeny kissin

     


bom, tocar no nome de evgeny kissin perto dos meus primos gonçalves (andré, márcio e léo) já é algo que tem que ser feito com muita cautela, visto que os três são FANÁTICOS por esse pianista (fanáticos talvez tenha sido um exagero, mas eu diria que se não é, está entre os pianistas preferidos dos três).
eu amo piano, ouço a assisto muita coisa, e claro, já tenho meu preferido faz tempo (não é segredo pra ninguém que é o nelson freire).
talvez por saber que meus primos eram tão fissurados nas gravações e na interpretação do kissin, eu nunca tenha realmente dado tanta atenção à ele. 

eles vivem me provocando (atacando o nelson) e eu revidando...rsrsrs...
pois bem! fui ao concerto do kissin COM O MÁRCIO!...rsrs...




e saí de lá de queixo caído, admitindo que kissin não é meu preferido, mas é inacreditável, e sem dúvida, está entre os melhores.
sua técnica é de cara, um imã e ele tem a platéia na palma da mão!
o concerto foi inteiro dedicado à liszt. dificílimo esse repertório. 
e liszt geralmente me cansa, já que a sua forma de comunicar a história da música é através do virtuosismo.
pois kissin tocando liszt não me cansou!

incrível! 
eu já tinha comprado seu mais novo disco (tocando liszt) em paris, 2 dias antes. o disco é super novo. saiu naquela semana mesmo. 
e pra minha alegria, ele ainda autografou meu disco e tirou foto :)))

ele é realmente único e irretocável. é um gênio.
além de tudo, super bonzinho :)



abaixo, o vídeo do primeiro bis, que foi uma canção originalmente escrita por schumann para piano e voz, com um arranjo pra piano feito por liszt. reconheci na hora em que ele começou a tocar, porque no dvd do nelson freire, ele lê essa peça à primeira vista.... (rs!)...

5 comentários:

  1. primeiro: ele é o meu predileto
    segundo: ele é sinistro em TUDO (concepção, técnica, lirismo, divisão de vozes) além de ser inovador
    terceiro: você é parcial, mas fiquei satisfeito com a sua opinião, mesmo sendo parcial
    quarto: vá catar coquinho... que viagem ABSURDA foi essa?

    ResponderExcluir
  2. hahahaha
    ele é animaaal!
    no dvd a gente fica um pouco com medo, mas o cara é mto bom... mesmo com esse cabelinho "alternativo" ...rs
    saudade, volta logo!
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Laura
    que sorte a sua poder ter visto este maravilhoso pianista e ouvi-lo, ele é muito virtuoso, sua tecnica é perfeita,
    Sempre com grande interpretação.

    Cris

    ResponderExcluir
  4. Evgeny Kissin assim como Nelson Freire

    somente estes gênios da música para nos inspirar tanto e nos trazer tanta Felicidade!

    Cris T.

    ResponderExcluir