1.7.11

3. lugano - concerto/martha argerich


ela, num tom grave e pastoso: “de onde eres?”
eu, num fio de voz: “brasil”.
sem entender, ela tenta novamente, mas desta vez em italiano: “da dove provenite? da dove provenite?”
com um pouco mais de coragem, respondo: “BRASIL”.
e exibindo o sorriso marltratado pelo tabaco, ela completa em português: “ah, você é do brasil...”



foi esse meu diálogo com martha argerich enquanto esta foto foi tirada.
depois de um dia cheio de agrados visuais na cidade de lugano, eu já esperava que minha alma fosse trasbordar com a música que estava prestes a ouvir.
mas eu não sabia que me afetaria tanto.
andei, tirei fotos, me emocionei com os cenários e vistas da cidade. 
com MUITA antecedência, às 6 da tarde, decidi dar uma olhadela no palco e ver como estava, já que o concerto seria de graça, em praça pública, às 9 da noite. eu TINHA que chegar cedo. não podia me dar o luxo de ficar num lugar ruim.
pois às 6 da tarde, lá está ela, passando o som.



e eu já me deliciei, petrificada.

4 horas depois, o concerto de verdade, que teve como tema TANGOS, em comemoração ao seu aniversário de 70 anos.

não vou descrever os meus sentimentos e reações aqui porque isso não é possivel, mas eles tomaram proporções muito maiores naquele momento do que quando os imaginei.

atingi níveis de adrenalina que poucas vezes conheci.

é único descobrir que toda a expectativa que se tem não atinge o que é real, porque o real supera. 
isso é raro ... e por isso, foi um presente para mim.
abrir minhas férias musicais com um concerto da martha pode ter sido um erro, porque ainda tem muita música por vir, e meu padrão não poderia ter começado mais alto.

no trem de volta pra casa, eu lembrava da martha do concurso chopin 1965, da martha do rach 3 de 1980, da martha do ravel em sol menor, da martha do nelson, da martha das danças argentinas de ginastera, da martha do concerto n. 3 de prokofiev, da martha do concerto de schumann, da martha da partita n. 2 de bach, da martha solista da cerimônia de entrega do prêmio nobel 2009, da lenda - martha argerich...

estava ali. tocando na minha frente, sorrindo do meu lado.


... esse é um sorriso que vai encher meu rosto pra sempre, pra sempre.

15 comentários:

  1. Lola, você dando uma de "Tiete.. hahah,.
    que ótemo, ver vc encontrando todos esses musicos e acompanhando de pertinho esses concertos marailhosos.
    Só continuo a desejar mais e mais sucesso nessa viagem maravilhosa !
    Bejô

    ResponderExcluir
  2. Laura eu não acredito,adimiro muitoo a Martha,ela toca prefeitamente bem!
    E tu consiguiu tirar uma foto com ela e ficar pertinho dela [aaaaaa] Que bela viagem a sua ei?
    Deve ter sido MARAVILHOSO!!!!
    Curta muitoooo minha amiga ^^
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. no email que vc me mandou, vc disse que Deus te ama demais... true, true...! Muito feliz por vc! E as vezes a realidade realmente consegue ser melhor do que o sonho né... I´ve been there! Nao fica pensando que foi um erro... tem beleza em tudo! É só a gente querer achar! Have fun! Much love
    Tuiu

    ResponderExcluir
  4. Sua felicidade é notória... basta olhar para seus olhos e conseguimos ver o sorriso deles... Incrível.. sempre acompanho seu blog, mas nunca comentei, mas depois dessa foto, impossível não comentar..rs. Mesmo que vc não tivesse escrito nada, seus olhos falariam por você!
    Boa Viagem..=)
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. me emocionei, laura... só de imaginar o que você pode ter sentido, fiquei eufórica! além de vê-la passar o som, além do concerto que deve ter sido UM ABSURDO, você ficou pertinho dela, trocou palavras com ela! que experiência, quanta beleza, que coisa rara, o que você viveu.


    estou feliz demais por você. que lindo...

    ResponderExcluir
  6. Nao tenho muita coisa pra falar, não, menina... mas CARACAS!!!! QUE DELICIA!!!!!!
    Sua foto com a Martha ficou LINDA!!! Seu sorriso está ABSOLUTAMENTE brilhante!!

    Que legal, que legal!!!
    Muito feliz por vc.
    Bjos, Saudade de vc.
    Danilo

    ResponderExcluir
  7. Loreta,
    vc já tem a capa para o novo CD.
    dayam, girl, assim vai ser difícil não sentir inveja! valeu pelo meu espetáculo ontem que também não foi de se jogar fora com o Zukerman e com a MARAVILHOSA Sala São Paulo.
    Vai ser difícil superar isso aí... mesmo com Kissin pela frente. No entanto, se prepare...
    Shabbat Shalom

    ResponderExcluir
  8. A descrição da tua viagem está deliciosa... agora as crianças estão dormindo e estou curtindo este momento de sossego, fechando os olhos e imaginando que estou ouvindo cada acorde com você... quem sabe um dia! Aproveita honey! love you!

    Ca

    ResponderExcluir
  9. loretta, fico só imaginando a sua intensidade! rsrsrsrs caramba! não é pra menos, né? que delicia essa sua viagem! curta muito cada momento inesquecível!
    sua descrição do lago em lugano me fez lembrar o titicaca, que tb tem coloração linda e tb tem a ver com neve das altitudes (rsrs)
    manda um beijo pra thelma. realmente uma das pessoas mais divertidas do planeta. que bom te-la por perto nesses momentos!
    beeeeeeeeju

    ResponderExcluir
  10. Friend... Im happy for you. A foto com a Martha ta linda de morrer.... e que sorriso de fa!rs

    te amo.... estou adorando todos os posts...

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o seu blog. Parabéns. Além da grande presença de Martha, muitas vezes esquecemos de destacar a máquina geradora... no caso...o piano rs. Esse piano (Steinway) é apaixonante para qualquer pianista... um som aveludado, teclas que permitem execuções precisas, é simplesmente espetacular. Só por curiosidade um piano novo como esse da Martha custa um pouco mais de 100.000 francos-suiços, ou seja, mais de R$ 200.000 reais.

    ResponderExcluir
  12. Lauraaaa...quantas sensações boas num dia só, fiquei babando e sonhando só de ver, imagina vc aí ouvindo e sentindo a música! Grande privilégio o seu, e ainda levou de brinde uma fotinho de rosto colado, rsrs...Martha até ficou mais bonita perto do seu lindoooooo sorriso....hehe...Nossa, e o piano, que sonhooooo poder tocar só um 'dó' nele....rsrsrsrs....Estou bem bem contente por vc, alguém com um gosto musical tão apurado e rico merece esses prêmios! Bjo querida

    ResponderExcluir
  13. laurettaaa!!!! im here just as i promised acompanhando sua viagem! i absolutely loved the picture of you and Martha! i've been checking your blog constantly! enjoy yourself you deserve it!!!! muitos bjssss

    ResponderExcluir
  14. LAura, que descrição maravilhos! Quase posso sentir a emoção de conhecer algo que se deseja tanto, é ótimo poder compartilhar com vc. Beijos e continue postando! Estaremos atentos, rsrs

    ResponderExcluir
  15. Meu Deuss vc conseguiu o q a miito tempo eu tenho tentado estive com a Martha quando ela esteve no brasil em 2004 foi genial juntamemnte com Nelson freire!!! pena que faz tempo q ela nao vem ao Brasil parabens!!!!! fico muiiiiitoo feliz por vc!!!!!!!!

    ResponderExcluir