5.1.11

sonata waldstein

mais uma pérola de alguém que gravou a obra completa de beethoven para piano:

"Between Haydn the explorer and adventurer, and Schubert the sleepwalker, I see both Mozart and Beethoven as architects. But how differently they build. From the beginning of a piece, Beethoven places stone upon stone , constructing and justifying his edifice as it were in accordance with the laws of statistics. Mozart, on the other hand, prefers to join together the most wonderful melodic ideas as prefabricated components."

aqui no blog, eu tenho falado exageradamente sobre schubert, moderadamente sobre mozart, raramente sobre beethoven e nunca sobre haydn.

a razão? predileção e momento musical, talvez.

mas, está aqui a sonata Waldstein, de Beethoven, para não deixar alfred brendel (o autor do trecho que mencionei) mentir. em termos de estrutura e inovação (pra época e pra forma) é absolutamente imbatível.
quando "descobri" essa sonata, ela foi rapidamente para o playlist do meu ipod. e eu cheguei a colocar a faixa para repetir. era muita informação e não dava pra assimilar ouvindo uma vez só!

como diria meu professor de masterclass na faculdade: "dá pra ver que é beethoven até debaixo d'água!"

enjoy!



ps: será que tenho falado muito do nelson? hahahaha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário