9.1.11

estudo n. 9 de chopin


nem sei quando foi isso.

mas nesse dia, resolvi mergulhar no armário mágico de partituras da profa. ellen (encontra-se de TUDO por lá, absolutamente tudo! e são partituras originais, de edições confiáveis, não esse oba-oba de partituras baixadas da internet, que sabe-lá-quem editou/postou), a minha última professora de piano, e procurar um estudo de piano (op.10) de chopin para agregar ao meu repertório daquele semestre.
difícil né? são todos difíceis,rs!
já tinha ouvido o Nelson tocar o estudo n. 9 em algum lugar, não sei quando. e eu tinha a lembrança de ter me emocionado mesmo com esse contato tão rápido com a peça.

estava escolhido. ia ser esse mesmo.

e estudar em conservatório é uma beleza. um troca-troca de informações incrível. eu adorava olhar pelos vidrinhos redondos meus amigos estudarem. e ficava ali por minutos, observando sem ser notada. quando eles me viam pelo reflexo do piano, eu corria pra longe..rs! as vezes, quando o amigo era muito amigo, eu entrava e assistia tudo.

pois bem! nesse dia, saí da aula feliz, cantarolando com meu estudo escolhido. e atípicamente, nem contei a ninguém.
os dias se passaram e meu repertório ficou meio extenso, cheio de músicas desafiadoras.
eu acabei deixando o estudo n. 9 de chopin pra depois. mas certa de que ele seria estudado em breve.

semanas depois, conversando com uma amiga que se preparava para dar um recital, descobri que ela havia ACABADO de escolher o estudo n. 9 de chopin para estudar. ai, que saia justa! e que raiva! mas era minha amiga... falar o quê? "não, não estuda! ele é meu! eu só não vou estudá-lo agora, mas é meu!" ridículo, no mínimo. engoli seco e olhei pra partitura que ela segurava nas mãos, a mesma que eu havia escolhido semanas antes. olhei com um olhar de posse. eu havia escolhido, o estudo já era meu....
bom, depois desse acesso de egoísmo, eu larguei o caso. a música esta aí para ser estudada por quem quiser, e pior, a nossa professora era a mesma.
ela treinou, treinou e tocou o estudo lindamente, claro!

mesmo tendo tomado a decisão de postergar o estudo dessa obra, eu resolvi comprar um cd que contivesse uma gravação excelente desse estudo, para ouvir, analisar e beber de uma fonte confiável antes de mergulhar propriamente na prática efetiva.

e comprei esse disco aí da foto.
mas o fato é que ele contém muito mais do que apenas o estudo n.9.

eis a trilha:

01. 12 Etudes, op.10 - No.1 (Allegro) C major
02. 12 Etudes, op.10 - No.2 (Allegro) A minor
03. 12 Etudes, op.10 - No.3 (Lento ma non troppo) E major
04. 12 Etudes, op.10 - No.4 (Presto) C sharp minor
05. 12 Etudes, op.10 - No.5 (Vivace) G flat major
06. 12 Etudes, op.10 - No.6 (Andante) E flat minor
07. 12 Etudes, op.10 - No.7 (Vivace) C major
08. 12 Etudes, op.10 - No.8 (Allegro) F major
09. 12 Etudes, op.10 - No.9 (Allegro molto agitato) F minor
10. 12 Etudes, op.10 - No.10 (Vivace assai) A flat major
11. 12 Etudes, op.10 - No.11 (Allegretto) E flat major
12. 12 Etudes, op.10 - No.12 (Allegro con fuoco) C minor
13. Barcarolle, op.60
14. Piano Sonata in B flat minor, op.35 - I. Grave - Doppio movimento
15. Piano Sonata in B flat minor, op.35 - II. Scherzo - Piu' lento - Tempo I
16. Piano Sonata in B flat minor, op.35 - III. Marche funebre (Lento)
17. Piano Sonata in B flat minor, op.35 - IV. Finale (Presto)

para mostrar a minha extrema estupidez, eu coloquei em negrito a única coisa que eu ouvia.
passava pelas outras faixas como quem corre, sem dar atenção ao tesouro que tentava alcançar meus ouvidos viciados.

mas o tempo passa.
depois desses eventos, eu assisti o nelson tocando ao vivo, e num dos concertos, ele tocou a Barcarolle (faixa 13 desse disco). e depois disso, eu acompanhei o concurso chopin pela internet, e vi a Yulianna Avdeeva tocando brilhantemente a sonata em B bemol menor (faixas 14 - 17) desse disco....

e fui me apaixonando pelas peças desse disco separadamente, uma a uma.
ouvi uma porção de outras gravações e hoje, já canto quase tudo.
e elas me rodeando todo esse tempo, ganhando apenas o mínimo da minha atenção.
que vergonha!

escrevo isso tudo, porque hoje sentei pra ouvir esse disco.
e ouvi do começo ao fim. sem uma interrupção, sem pular nenhuma faixa, e realmente degustando cada peça.

cheguei a uma conclusão que me moveu a este post: a música cresce em nós apesar de nós mesmos.
é fantástico. eu que sou musicista, que vivo de ouvir, demorei uns 3 anos pra ter maturidade musical para ouvir esse disco como ele deve ser ouvido. e nem digo nada do futuro!

como estarão meus ouvidos daqui 10, 20 anos?
não sei.
mas sei que redescobrir o que a gente acha que já sabe é uma das melhores surpresas que a música pode oferecer.

pra finalizar, segue um vídeo do bendito estudo n. 9 , que no fim das contas, eu ainda nem estudei.

ps: é lindo! vale a pena ;)


pps.: quem toca é a valentina lisitsa. quem frequenta o blog já deve conhecer :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário