5.1.11

contos de fadas


que tipo de adulto lê contos de fadas?

bom, esses dias eu tive a curiosidade de saber como foram escritas originalmente as histórias que a gente sempre ouviu.

comprei na livraria cultura esta compilação traduzida (claro! - infelizmente).

e cheguei a uma conclusão: se as crianças de hoje conseguissem ler e compreender esses contos, o mundo seria mais feliz!
não que sejam escritos de forma rebuscada, mas não é uma linguagem usada para crianças nos dias de hoje. frases construídas usando um mínimo de lógica e arte, coisa que REALMENTE não se usa nos livros infantis hoje em dia.

e pra ser bem sincera, eu nem sei o porquê.
com certeza, não é por déficit de inteligência, porque a maioria das nossas criancinhas tem bastante conhecimento na área tecnológica desde a mais tenra idade. pude ter bastante certeza disso quando um dos meus alunos de jardim de infância apareceu na escola com um ipad! e quase mexia melhor do que eu...
é verdade que no século XVIII, XIX (quando estes contos foram escritos), não havia nada disso. a leitura era O entretenimento.

bom, é habito mesmo.
triste...

achei isso tão triste que isso foi tema do meu tcc de letras...

o bom é que esse não é o primeiro livro de clássicos que compro.
na minha ainda "mini" biblioteca, já existe uma prateleira reservada aos meus futuros rebentos.

por ora, esta serve a mim e talvez, aos meus sobrinhos (assim que eles forem alfabetizados...)

rs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário