19.12.10

o chopin de arthur

não sei por que cargas d'água, falei no arthur moreira lima essa semana.
acho que estava assistindo o DVD do alfred brendel com o léo e a fabiana, e no fim, ficamos discutindo a popularização da música clássica. no meio das discussões, o nome de arthur m. l. surgiu.

nunca fui fã desse brasileiro.
lembro que ainda pequena (devia ter uns 5 anos) quando morava no rio de janeiro, fui com meus pais à sala cecília meireles e assistimos um concerto no qual o solista era o arthur m. l.

foi uma boa iniciação pra uma criança tão pequena como eu.
e eu sempre soube que arthur tinha uma ligação especial com chopin. esse foi inclusive, o repertório daquela noite. (não me lembro exatamente o quê).

mas, com o passar do tempo, sua música foi se desprendendo de mim, até que eu nem lembrasse do seu nome no cenário musical...(dramático, eu sei - mas é verdade!)

foi durante o Concurso Chopin 2010, lendo uma entrevista do Nelson Freire, que eu soube de um fato interessante: o ano de 1965 foi o ano em que martha argerich ganhou em 1º lugar o concurso chopin. adivinha quem ficou em 2º? sim, arthur moreira lima.
e essa foi uma surpresa que me deixou impressionada alguns dias.
o nelson ainda relatou que até ele próprio havia se inscrito para participar do concurso e havia sido aceito. mas dessa forma, seriam 3 representantes da américa do sul ( martha da argentina, e arthur e nelson do brasil)....então, o nelson resolveu não competir.
pois bem. os dois sul-americanos levaram o 1º e o 2º lugares.

eis a premiação:

Prize I - Martha Argerich (Argentina)

Prize II - Arthur Moreira-Lima (Brazil)

Prize III - Marta Sosińska (Poland)

Prize IV - Hiroko Nakamura (Japan)

Prize V - Edward Auer (USA)

Prize VI - Elżbieta Głąbówna (Poland)


o que teria acontecido se nelson tivesse participado?....

bom, isso não vem ao caso.
o que aconteceu foi que, com estas informações, eu passei a perceber que esse meu ignorar à trajetória de arthur m. l. é uma atitude que revela pobreza de espírito.

resolvi pesquisar.
e achei esse vídeo... (ah! que seria de nós músicos saudosistas sem o youtube!)

arthur tocando o noturno nº 1, op. 48 de chopin, no concurso chopin como convidado na edição subseqüente à da sua quase-vitória (1970).
absolutamente sensível, doce e ao mesmo tempo dramático.
uma leitura puramente brasileira, como já disseram os franceses.

lindo!

eu não posso dizer que sou uma fã inveterada, mesmo porque, ele resolveu se dedicar a música brasileira algum tempo depois...
mas me rendi ao chopin de arthur.
vale a pena ouvir!


Nenhum comentário:

Postar um comentário