26.8.10

agora, por escrito

algumas pessoas já pediram que eu transcrevesse aqui no blog esse texto que leio no programa "essência sem roteiro". pois bem, aqui está. aulas de linguística sempre resultam em coisas assim .....rs!


joana e a falácia


existe a joana ali, na segunda carteira. os olhos passeiam pelas paredes e pelo negro céu, espesso e sólido, despido de estrelas ou nuvens. as palavras do professor têm efeito de som em montanha: penetram em seus ouvidos e não se instalam. vão e voltam numa rapidez instigante e logo se perdem no ar, letra a letra, fonema a fonema. as conversas e comentários parecem balbúrdia desarranjada e joana parece estar dentro de uma redoma de vidro, empalhada e invisivelmente absorta em tudo o que lhe é interno.
pensa umas melodias rápidas e aqueles inchaços do peito, os suspiros esparços e o suor repentino nas mãos ameaçam denunciar seu alienismo ao ambiente.
pedro é eloquente. e argumenta as aplicações da sociolinguística com paixão. o aumento de decibéis nos pontos enfáticos da defesa de pedro parecem ser mais pontiagudos aos tímpanos de joana.
os brilhantes olhos, impermeáveis qual vidraças de cristal negro, contemplam gestos, bocas articuladas e até peles lustrosas em função da alta temperatura e da deserção das brisas ... mas as vidraças olham e não enxergam. as pupilas parecem estar avessas ao mundo e lhe mostram seu universo interior.
joana é uma entre cinquenta, e sente o conforto dos solitários. seus pensamentos falam e ela responde emudecida; gesticula, agoniza e segue a marcha do diálogo.
certa hora, ela recobra o senso de realidade e recorda a sala de aula. os morfemas, signos, sujeitos e concordâncias verbais voltam a soar como palavras significantes, e não burburinho.
apesar de a discussão girar em torno das propriedades da falácia, ela ama o conversar mudo, gestual, intuitivo, visual.
fecha as vidraças espessas e a conversa silente prossegue, infinita.

Um comentário:

  1. Adoro o texto...

    Gostei foi do começo.. Aulas de Linguistica resultam nisso... rsrsrs Sei bem fo que vc esta falando! rsrsrs

    Bjs Laura

    ResponderExcluir