20.8.10

obrigada, twiteiros!


eu quase fui vencida. quase mesmo!
não fosse os tweets de incentivo, eu teria ido dormir as 8 na noite de ontem.

mas não fui. nesse mesmo horário, decidi que deveria aproveitar o fato de que já tinha um ingresso comprado para assistir um concerto na sala são paulo. estava exausta, é verdade. mas Bach é sempre Bach, e com ele, Haydn, Bruch e Brahms.

fui sozinha, pela primeira vez. sentei na quarta fileira bem em frente as estantes dos solistas da noite. e uma raridade: aquele era o meu assento verdadeiro(rs)! como estava sozinha, sozinha, ontem não fui a lojinha da tentação ( a sala sp tem uma loja de produtos de música de todos os tipos. sempre que vou, não me aguento e compro alguma coisa), não conversei com ninguém e não comi no "snack bar".

fui direto pro meu assento.
abaixo, segue o programa de ontem e meus comentários sobre cada obra:


Pinchas Zukerman regente e violino
Jessica Linnebach violino
Amanda Forsyth violoncelo


Johann Sebastian Bach
Concerto para dois Violinos e Cordas em ré menor, BWV 1043

Nunca havia assistido concerto pra dois violinos. P. Zukerman é famisíssimo, e Jessica é sua “discípula”. E essa relação aluno-professor foi bonita de se assistir ontem. Muita química, algo quase paternal; os dois se conhecem e conversaram musicalmente o tempo todo! Ele também foi o regente da noite, e a OSESP tocou MUITO! Já assisti programas não tão bons. Acontece, claro que acontece. Mas ontem, o som, a sintonia. Fantástico. Essa obra foi o encanto, a abertura, as conversas, o extasiamento! Foi o momento em que o virtuosismo aconteceu em função da música e não o contrário. E é exatamente assim que tem que ser ;) Emocionante.


Joseph Haydn
Concerto para Violino em Dó maior

Aqui, o solista foi Zukerman. Era notável seu conforto com o repertório da noite. Em contrapartida, o nervosismo, principalmente dos músicos do naipe de cordas, por acompanharem um violinista desta magnitude. Li umas entrevistas no livreto da Osesp do m~es de agosto e três dos violinistas da orquestra mencionaram que este era o concerto mais esperado do ano por eles. Talvez por isso, a orquestra foi impecável a noite inteira. Zukerman parecia ser um nobre, vestindo uma enorme capa de veludo sobre a qual os músicos estavam acomodados. Ele ia andando e todos seguindo. Tão bonito. Na hora da “cadenza”, que é uma parte mais vistuosística do concerto, o público sempre se deixa impressionar. Não foi minha parte predileta, mas eu fiquei com frio na barriga sim. Admito.


Max Bruch
Canzone para Violoncelo em Si b maior, Op.55
Adagio sobre Melodias celtas para Violoncelo, Op.56

Esta foi a minha surpresa da noite. Não sou tão familiarizada com a obra de Bruch, mas o concerto de ontem foi um alerta de que preciso ser! Duas obra lindas, lindas, lindas! A cellista fazia o tipo “femme fatale”. Vestido vermelho, loira, bronzeada. A platéia e a orquestra já gostaram dela só por isso. Tocou bonito. Bonito mas não fiquei sem ar com a sua performance. Acho que o que ela mostrou ter de melhor ontem foi a capacidade de entender o que é ser solista com orquestra. Suas idas e vindas do solo para o “tutti” foram impecáveis. Muita noção! E a escrita,como já mencionei, foi o que realmente me impresionou nessas duas performances. Ótima surpresa.


Johannes Brahms
Variações sobre um Tema de Haydn, Op.56a

Estava ansiosa por esta performance, porque eu conheço esta obra como a palma da minha mão, só que na versão pra dois pianos, porque a Martha e o Nelson tocam isso no cd que eles gravaram ano passado. Mas a versão original, que é a orquestral, eu não conhecia.Uma coisa muito legal é quando a obra que vai ser tocada já está interiozada em vc. Então, nesse caso, eu não tive que dividir minha atenção entre a surpresa das notas e da beleza da obra em si e a performance. Como já conhecia bem a peça,pude me concentrar somente na interpretação. E foi lindo! Depois de uma noite com tantos acertos, era até aceitável que essa performance não fosse 100%. Mas foi.Eu me sentia lá no meio. Conhecia cada pausa, cada acento. E assim, pude perceber as nuances, o humor.



Saí dali sem ar. Entrei no táxi e quase que não consigo dizer o endereço.Sem mais, para aqueles que tiveram a paciência de ler até aqui, vai o meu muito obrigada aqueles que disseram “vaiiiiiiii” no twitter!Apesar do meu cansaço, melhorou minha noite, que no fim das contas, foi inesquecível :)



2 comentários:

  1. Ta vendo... bem que a gente disse pra você ir, na verdade eu fiquei com vontade de pegar um avião pra ir também... amo música clássica. Mas fico feliz por você ter ido lá!!!
    Bjinhuuuuus!!!


    Ah... e pra não perder a prática, você canta muito bem viu moça!!!

    ResponderExcluir
  2. da próxima vez, vou com você!

    dani

    ResponderExcluir