30.8.10

são todos assim

pra começar o dia, resolvi postar um dos maiores intérpretes de Bach de todos os tempos, Glenn Gould, tocando a "sinfonia" da partita n. 2 de Bach.

semana passada ouvi uma coisa triste, chocante. existem conjecturas acerca das gravações de Glenn Gould. diz-se que ele gravava as fugas em canais separados e , as vezes, ainda gravava voz por voz, uma em cada canal.

pode até ser verdade essa decepcionante revelação; mas esse vídeo mostra que ele sempre foi gênio, e acima de tudo, atingiu um patamar interpretativo no repertório bach não alcançado por nenhum outro mortal.

nesta filmagem, a tradução perfeita de como o músico genuíno tem dificuldade de executar tudo o que lhe ocorre a mente. muita informação, muitas frases, muitas notas.

não é louco, não é maluco. é músico!

2 comentários:

  1. Mas me disseram uma vez: "Todo músico é meio maluco" .. não é por nada não, mas tenho que concordar, é uma loucura boa e engraçada muitas vezes. Sinto isso no sangue .. ;)

    ResponderExcluir
  2. muuuuuitas notas! rs
    fiquei sorrindo por achar incrível e engraçado ao mesmo tempo, não por zombação, lógico. e também por me identificar com suas onomatopéias (não sei se realmente seriam onomatopéias, mas vc deve ter entendido a que me referi), porque eu faço a mesma coisa quando lembro da 9ª de Beethoven, que foi a primeira música erudita que cantei; até chegar nas partes do coro, tento "cantar" as vozes dos instrumentos. realmente pareço um louco fazendo isso.... mas eu gosto! rs

    beijos, Laura

    ResponderExcluir