10.5.11

uma arte à parte

eu e meus garimpos no youtube.

lukas geniusas, muito mencionado aqui no blog no mês de outubro de 2010, toca neste vídeo o rach 3.

até aí tudo bem. quem não toca? (hahahahahahahaha!)

detalhe da idade do pianista nesta gravação: 19 anos.
interessante observar que no comecinho da obra, parace que ele está dando um passeio no parque, ou observando as colinas no horizonte, MENOS tocando o rach 3.

trecho da obra

para clarificar, o concerto nº 3 para piano e orquestra de rachmaninov (vulgo rach 3) é considerado um dos mais difíceis já escritos. ele é muito respeitado e até temido pela maioria dos pianistas.
a beleza é proporcional.

lukas não só deu conta do recado, como confirmou algumas das impressões que tive dele durante o concurso chopin: equilibrado, técnica madura, toque profundo (e até meio seco pro meu gosto).... apesar disso, ultra-romântico.

outros monstros do piano têm essa obra como sua assinatura interpretativa como martha argerich  (inesquecível performance e minha favorita desse concerto... isso renderia um post inteiro) , horowitz, leif ove andsnes ( o atual pianista famoso pela performance dessa obra) e outros (ah! a mais célebre de todas as versões é a que o próprio rachmaninov gravou..). para assistir a essas versões, clique nos nomes.
vale a pena dar uma ouvida e observar a linguagem corporal do lukas, que é mínima. o macro se reflete na música. e isso, caros leitores, é uma arte à parte!

enjoy.

6 comentários:

  1. e lá vou eu outra vez comentando aquii :)
    fico admirada ao ouvir sua voz e a fé em que passa suas mensagens atrávés das músicas em louvor a Jesus *-*
    Parabéns continue sempre assim.. que Deus te abençõe cada vez mais *-*

    @jeecaastroo follow me :)

    beijos e viva a arte! õ/

    ResponderExcluir
  2. lembra da vez que você foi no congresso "Orar Sem Cessar" em Piracicaba?
    pois então eu tbm estava lá.. e confesso que nunca tinha ouvido falar de você :o
    mais o pessoal que estava comigo, estavam tão ansiosos para que você entrasse, e só quando te ouvi cantar que entendi o porque de tanto alvoroso *-*
    que Deus continue usando esse dom MARAVILHOSO que você tem de cantar! *-*
    admiro-te por utiliza-lo da melhor forma possível, em Louvor e Glória ao nosso Deus.

    e que venha a SUPERMISSÃO SOROCABA onde estaremos esperando de braços abertos todos que viram para essa grande programação!
    não perderei uma sua ;D

    follow me @jeecaastroo

    beijos.

    ResponderExcluir
  3. não me estranhe, sou apenas uma aspirante ao batismo *-*

    ResponderExcluir
  4. Loreta,
    estou ouvindo notas nesta versão (Lukas) que nunca escutei e olha que eu conheço este concerto de trás para frente e tenho a grade dele. acho que o toque seco dele tem a ver com isso: clareza absoluta. a intencionalidade e destaque das frases que ele escolheu mostra o nível de compreensão da obra. dê uma olhada na versão de Kissin e Ashkenazy, ambos excelentes que, na minha visão, não perdem em nada pra bruxa (apesar da versão dela ainda ser referência).

    ResponderExcluir
  5. acabei de ver que escrevi errado "Alvoroso" ao invés de alvoroço como você posto no twitter :)

    ResponderExcluir
  6. Ah! quem não toca ? eu rsrs..
    mas falando sério 19 anos uauu , um menino prodígio(rs) ver ele tocar parece tão fácil=D

    Ai como gosto de tudo isso , e gostaria muito de entender mais rs Admiro sua musicalidade Laura , esse seu gosto por música que tanto me inspira, vejo Deus em sua vida , você brilha por Cristo...continue assim dando seu melhor para o Criador... Que Deus te abençoe!

    Beijos! =)

    ResponderExcluir